Frequência da Unidade Curricular de Sócio-Antropologia assine agora

Professora Maria da Conceição Saraiva da Silva Costa Bento

Coimbra, 10 de Fevereiro de 2013

Assunto: Frequência da Unidade Curricular de Sócio-Antropologia

No passado dia 8 de Fevereiro, cerca das 14 horas, as turmas A, B, e C do primeiro ano da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (adiante referida como ESEnfC), realizaram frequência de Sócio-Antropologia, cuja formulação ficou a cargo da Professora da respectiva Unidade Curricular, a docente Beatriz de Oliveira Xavier.

A questão que aqui vimos apresentar tem por base a controvérsia gerada pelos enunciados apresentados que conduziram a diferentes interpretações por parte dos estudantes.

Para além de algumas incoerências frásicas e erros ortográficos, no início da prova escrita, era visível o enunciado que orientava os estudantes para assinalarem apenas as questões falsas. No entanto, com o progredir da prova, surgiram enunciados que orientavam os estudantes para indicarem outras respostas que não as falsas.

Perante tal situação, e tendo por base um enunciado geral que abrangia todas as questões, os estudantes interpelaram os professores que assumiram a vigilância da prova na busca de clarificação quanto à resposta a indicar. Não conseguindo elucidar os estudantes, os professores vigilantes contactaram a Professora responsável pela prova a fim de clarificar as dúvidas existentes.

Por motivos que nos são alheios, a docente não compareceu nas salas, tendo a informação seguido através das funcionárias da instituição. Ainda assim, alguns alunos referem que a informação não chegou a todas as salas, ficando a interpretação da resposta a dar a cargo de cada estudante.

Após o terminus da prova, alguns de nós deslocaram-se junto da Professora Beatriz Xavier a fim de expressar e esclarecer as dúvidas sentidas ao longo da realização da prova. Infelizmente, esta voltou a referir indisponibilidade para clarificar as questões.

Associada ao descontentamento com a incerteza que ficou após a realização da prova, esta ausência de apoio por parte da docente gerou um profundo sentimento de revolta no seio da comunidade estudantil.

Tememos que alguns de nós se vejam obrigados a frequentar a época de exames como consequência das várias questões apresentadas.

Por tudo o que foi anteriormente apresentado, vimos por este meio encarecidamente pedir a Vossa Excelência que esta questão seja analisada com a maior celeridade possível, uma vez que esta prova implica a avaliação final desta unidade curricular.

Como disposto no ponto 4 do artigo 4º do regulamento do Conselho Pedagógico da ESEnfC, este órgão é responsável pela análise de falhas pedagógicas para posterior formulação de pareceres e proposta das devidas providências. Por esse motivo, pedimos que a situação seja encaminhada aos elementos responsáveis.

Como suporte ao presente documento, em anexo é possível encontrar as assinaturas dos alunos que partilham da mesma opinião.

Com os nossos melhores cumprimentos e certos da sua atenção, subscrevemo-nos com consideração.

Saudações académicas!

O Presidente da Associação de Estudantes

Assinam Petição

Facebook assinatura
OU

Se você já se dispõe de uma conta prossiga com o login, caso contrário proceda à inscrição e assinatura preenchendo os campos aqui embaixo.
Nome de usuário, e-mail e senha serão os seus dados da conta, poderá assim assinar outras petições depois de ter prosseguido com o login.

Privacidade nos motores de busca? Você pode usar um apelido:

Atenção o e-mail deve ser válido para que possa validar a sua assi natura, caso contrário será anulado.

Confirmo o registro e aceito Uso e Limitações de Serviços

Confirmo que li a Política de privacidade

Eu concordo com o Processamento de dados pessoais

Painel De Mensagens