Queremos acesso livre aos conhecimentos científicos: seativação do PL 1120/2007 já! assine agora

Prezados colegas,
em meados do ano de 2007, conseguimos articular com o, à época deputado, Rodrigo Rollemberg, hoje Senador da República. Tal projeto tinha como objetivo instituir os Repositórios Institucionais de acesso livre nas universidades e institutos de pesquisa públicos brasileiros, além de tornar obrigatório aos pesquisadores dessas instituições o deposito de sua produção científica publicada em revistas científicas. Este PL também previa a instituição de um comitê de alto nível para discutir e propor uma política nacional de informação científica. Naquela época, este projeto era tido como pioneiro em todo o mundo. Hoje, diversas iniciativas já foram tomadas por países desenvolvidos. Os EUA por exemplo estabeleceu uma política de acesso livre para os pesquisadores que receberam financiamento do National Institute of Health (NIH), por meio de uma lei aprovada em 2008. Hoje, estão discutindo a estensão dessa lei às agências de fomento americanas restantes, por intermédio do projeto FRPAA - Federal Research Public Access Act. Portanto, o PL 1120/2007 continua atual e necessário para ampliar a visibilidade das pesquisas brasileiras e promover: maior acesso à informacão científica, maior visibilidade às pesquisas brasileiras, além de maior governança e transparência aos investimentos em pesquisas científicas. Por estas razões criamos essa petição virtual com o propósito de reforçar a importância deste projeto de lei e solicitar a reativação das discussões e encaminhamento do referido projeto nas comissões da Câmara dos Deputados. No final do ano passado, dezembro de 2010, este PL tinha recebido parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC), faltava a sua aprovação no plenário desta comissão. O Senado federal seria o seu encaminhamento natural, caso fosse aprovado. Essa história se parece com aquela figura de nadar, nadar, nadar e morrer na praia. Solicito assim, apoio de toda a comunidade científica deste país.
Helio Kuramoto

Assinam Petição

Facebook assinatura
OU

Se você já se dispõe de uma conta prossiga com o login, caso contrário proceda à inscrição e assinatura preenchendo os campos aqui embaixo.
Nome de usuário, e-mail e senha serão os seus dados da conta, poderá assim assinar outras petições depois de ter prosseguido com o login.

Privacidade nos motores de busca? Você pode usar um apelido:

Atenção o e-mail deve ser válido para que possa validar a sua assi natura, caso contrário será anulado.

Confirmo o registro e aceito Uso e Limitações de Serviços

Confirmo que li a Política de privacidade

Eu concordo com o Processamento de dados pessoais

Painel De Mensagens