CRIAÇÃO DO COMPLEXO DE LOGRADOUROS DA CIDADANIA SOLIDÁRIA - JACOBINA - BA assine agora

ABAIXO-ASSINADO PELA CRIAÇÃO DA "AV. MARIENE SOARES RIBEIRO".

Ementa:

Pugna em face da Câmara de Vereadores da cidade de Jacobina – Bahia pela criação do complexo da cidadania solidária nesta cidade, composto pelos logradouros “Praça da Bíblia”, “Praça Raimundo Honorato – (Preto)” e “Av. Mariene Soares Ribeiro”, esta última a ser criada com o renomeação da atual “Av. Caminho das árvores”. Com isso, a “Av. Caminho das árvores” passará a ser chamada: AV. MARIENE SOARES RIBEIRO.

Justificativa:

Muito mais do que a carinhosa amiga Tia Mariene, que todos amavam e conheciam, ela foi Mariene. A Mariene política, solidária, religiosa, educadora. Idos de 80 e lá estava ela na labuta de sua vida civil. Senhora de suas convicções, dava o grande exemplo de civilidade ao se engajar na luta por um mundo melhor. Muito amiga de Dona Edna, Dr. Fernando, Dr Carlito, e muitos outros políticos, ajudou a fazer a história de nossa terra. Ajudava a preparar comícios, subia morros, corria vales atrás de eleitores para seus candidatos. Defendeu, assim, com determinação e civilidade suas opniões, como deve ocorrer com um cidadão numa bela democracia. Seu exemplo vem do fato de, em que pese sua aguerrida luta político-partidária na época em que era mais jovem, nunca fez inimigos. Independente de partidos políticos amava seus conterrâneos e sua cidade natal.

Ano de 1922, Dr. Manoel na prefeitura, Mariene chamou-o em sua casa para pedir-lhe que reformasse a pracinha em frente a sua casa. Também a " Av. Caminho das árvores" necessitava de ser calçada com paralelepípedo. Ela já havia conversado com Preto ( Raimundo Honorato), do Tiro de Guerra. A ideia cativava a todos. Preto e o sargento Eglaer queriam o local para os exercícios da mocidade. A pracinha foi feita e a rua foi calçada. A rua continuou sem nome, apenas como referência abstrata de " Av. Caminho das árvores".

Todos sabem que qualquer sociedade necessita de ícones. Não necessariamente de expoentes inalcançáveis. Todavia, de cidadãos comuns que com sua ação desinteressada, pública, solidária, amiga, democrática mostrem o que cada um pode fazer de melhor pela sua comunidade. PRETO, no Tiro de Guerra e MARIENE, na escola Letícia Teixeira e na sua vida civil e religiosa são exemplos saudáveis de grandes ícones Jacobinenses cujas memórias devem ser iconizadas.

Com o abaixo-assinado, os amigos e conterrâneos de Tia Mariene pretendem requerer à Câmara de Vereadores de Jacobina a justa homenagem de rebatizar a "Av. Caminho das árvores" com seu nome: "Av. MARIENE SOARES RIBEIRO",para que os três logradouros, “praça Raimundo Honorato”, “praça da Bíblia” e Avenida Mariene Soares Ribeiro”, no bairro da Estação”, que são contíguos, passem a compor o complexo da cidadania solidária jacobinense, símbolo de uma característica maravilhosa que devemos preservar em nosso meio: o incondicional amor do nosso povo pelo seus concidadãos e pelo respeito a democracia solidária.

Assinam Petição

Facebook assinatura
OU

Se você já se dispõe de uma conta prossiga com o login, caso contrário proceda à inscrição e assinatura preenchendo os campos aqui embaixo.
Nome de usuário, e-mail e senha serão os seus dados da conta, poderá assim assinar outras petições depois de ter prosseguido com o login.

Privacidade nos motores de busca? Você pode usar um apelido:

Atenção o e-mail deve ser válido para que possa validar a sua assi natura, caso contrário será anulado.

Confirmo o registro e aceito Uso e Limitações de Serviços

Confirmo que li a Política de privacidade

Eu concordo com o Processamento de dados pessoais

Painel De Mensagens