Comida de Rua é Legal!!! assine agora

MANIFESTO

Comida de Rua é Legal

“A comida de rua é importantíssima na relação do paulistano com a cidade e faz parte da identidade cultural paulistana. A barraca de pastel, o vendedor de tapioca, o comerciante de doces, todos eles – e muitos outros – também representam a diversidade de São Paulo e sua história de pluralidade e tolerância. O poder público tem de promover iniciativas que valorizem a comida de rua, sem abrir mão da fiscalização e tendo como política a regularização dos ambulantes. Esses profissionais não podem ser tratados como caso de polícia, como fez a gestão atual. Temos mecanismos para regularizar essa atividade: as principais metrópoles do mundo inteiro já encontraram um caminho para conciliar essa questão e vamos fazê-lo aqui também.”

(Fernando Haddad para a Revista Menu – out 2012)

Este manifesto tem o objetivo de chamar a atenção para a questão da ‘comida de rua’ e a necessidade de legalização desta atividade.

A comercialização de ‘comida de rua’ é proibida, na cidade de São Paulo. Não existe regulamentação específica, para essa atividade, salvo aquela realizada no âmbito das feiras livres e pelos vendedores de cachorro-quente. O vendedor de ‘comida de rua’ não possui registro, não é fiscalizado e/ou orientado para a qualidade e a segurança na manipulação dos alimentos podendo comprometer a saúde de seus consumidores.

O consumo da ‘comida de rua’ está fortemente atrelado a questões ligadas à cultura, à tradição, à economia, à disponibilidade de tempo e acesso e, não menos importante, ao prazer daquele que a consome.

É importante dizer que a ‘comida de rua’ assume, muitas vezes, na dieta do consumidor, um caráter suplementar, o que aumenta, ainda mais, a responsabilidade daqueles que a preparam. Comida é, antes de tudo, saúde.

A cidade de São Paulo vem sediando uma série de eventos gastronômicos, em parceria com o poder público, com grande aceitação pelo público, cuja tônica gira em torno da ‘comida de rua’. Esses eventos vêm provando que é possível sim, levar à população, comida com qualidade, saudável e segura.

Cabe à Prefeitura, através de um plano específico, assumir a responsabilidade pelo controle desta atividade, propondo a regulamentação da mesma, oferecendo programas de promoção da qualidade voltados ao profissional cozinheiro e orientação do consumidor.

Não abordar a questão ‘comida de rua’ com a seriedade que a mesma exige é desconsiderar todo o impacto que essa atividade gera na dinâmica da cidade e de seus cidadãos.

Não foi por acaso que iniciamos este manifesto com as palavras do futuro Prefeito, Fernando Haddad. Entender a importância da ‘comida de rua’ para uma metrópole como São Paulo já é um grande passo e mostra bom senso e visão.

Encerramos este manifesto pedindo assinaturas para aprovar o projeto de lei PL 311/2013 protocolada no dia 9 de Maio de 2013 pelo Sr. Vereador Andrea Matarazzo.

Agradecemos o apoio significativo recebido desde o início de nossas atividades, sem esse não conseguiríamos realizar nossos eventos:

Alex Atala e José Roberto Graziano – Padrinhos de ”O Mercado”

Jefferson Rueda e Janaina Rueda – Padrinhos Chefs na Rua

E a todas as equipes que se dedicaram em meio as interpéries com um sorriso no rosto.

Assinam Petição

Facebook assinatura
OU

Se você já se dispõe de uma conta prossiga com o login, caso contrário proceda à inscrição e assinatura preenchendo os campos aqui embaixo.
Nome de usuário, e-mail e senha serão os seus dados da conta, poderá assim assinar outras petições depois de ter prosseguido com o login.

Privacidade nos motores de busca? Você pode usar um apelido:

Atenção o e-mail deve ser válido para que possa validar a sua assi natura, caso contrário será anulado.

Confirmo o registro e aceito Uso e Limitações de Serviços

Confirmo que li a Política de privacidade

Eu concordo com o Processamento de dados pessoais

Painel De Mensagens