Yoani Sánchez no Brasil sign now

Brasil e Cuba são países amigos. Seus povos compartilham da circunstância histórica e geográfica de América Latina e foram moldados pelos processos paralelos da formação cultural, cruzados por influências múltiplas da Europa Ibérica e da África. Há um amplo campo de diálogo entre brasileiros e cubanos que deve ser explorado.

É com o objetivo de incrementar esse diálogo que vemos como importante convidar a escritora e blogueira cubana Yoani Sánchez a vir ao Brasil para falar sobre o seu livro De Cuba, Com Carinho, que será lançado pela Editora Contexto, no mês de outubro próximo. O livro, que defende maior liberdade de expressão em Cuba, é uma coletânea das crônicas e matérias jornalísticas sobre a vida naquele país.

Yoani Sánchez manifestou seu desejo de conhecer o Brasil. E o lançamento aqui, do seu livro, seria uma ótima oportunidade. Ela, todavia, demonstrou certa apreensão em relação à permissão do Governo de Cuba para que a visita ocorresse. Entendemos que esta petição, formulada por brasileiros, sensibilizaria as autoridades cubanas.

Lembramos que o Brasil é signatário do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos da ONU, um tratado também firmado por Cuba. O Pacto consagra o compromisso de todos os Estados-Parte de não colocar obstáculos a viagens ao exterior de seus cidadãos.

Sabemos todos que o Brasil, principalmente no atual Governo, tem posição diplomática, clara e precisa, favorável à reintegração total de Cuba às instituições interamericanas e pelo encerramento total do embargo econômico a Cuba mantido pelos Estados Unidos. A intensificação do diálogo plural entre brasileiros e cubanos, com iniciativas da sociedade civil, é um instrumento para obter esses objetivos da nossa política externa.

E o público brasileiro só tem a ganhar com a possibilidade de intercâmbio direto com as idéias da escritora nos eventos de lançamento do seu livro.

Sign with Facebook sign_with_twitter

Sign with Facebook sign_with_twitter