Uma rua para AntГіnio Lobo de Carvalho sign now

Ex.mo Senhor Presidente da CГmara Municipal de GuimarГes,

Na cidade de GuimarГes hГ muitas ruas com nomes de escritores, como Alexandre Herculano, Almeida Garrett, Antero de Quental, Camilo Castelo Branco, CamГes, Carlos Malheiro Dias, EГa de QueirГіs, Ferreira de Castro, Gil Vicente, Manuel TomГs, Miguel Torga, Raul BrandГo, RГіmulo de Carvalho ou Teixeira de Pascoaes. Grandes nomes que a cidade homenageou e que a honram, independentemente dos lugares onde nasceram, escreveram e morreram.

HГ, porГm, um nome que falta naquela lista: AntГіnio Lobo de Carvalho, notГvel poeta setecentista, natural de GuimarГes.

AntГіnio Lobo de Carvalho nasceu no inГcio da dГcada 1730. A sua vida decorreu entre a terra que o viu nascer, Lisboa e o Porto, onde esteve exilado vГrios anos. De espГrito turbulento, era dado a envolver-se em desordens, indo parar Г prisГo, em grande parte por forГa das suas implacГveis poesias satГricas.

Quem conhece os seus escritos, coloca-o a par de Bocage ou de Nicolau Tolentino. Pelo gГnero poГtico que cultivou, com forte pendor satГrico, burlesco e erГіtico, fizeram dele um poeta maldito. E, da maldiГГo fez-se esquecimento. Dele, escreveu NatГlia Correia que вnГo sГі merece um lugar de especial destaque entre os satГricos portugueses, como deve o seu nome, obscurecido pela ignorГncia ou pelo preconceito dos cronistas literГrios, figurar na galeria dos relevantes poetas portugueses, posto que, pelo quilate poГtico, superou a circunstancialidade da sГtiraв.

Г tempo recuperar o poeta AntГіnio Lobo de Carvalho da obscuridade, da ignorГncia e do preconceito. Tempo de lhe ler a obra. E tempo de GuimarГes cumprir uma lacuna gritante na sua toponГmia.

Em presenГa do exposto, os signatГrios desta petiГГo vГЄm solicitar a Vossa ExcelГЄncia que seja atribuГdo o nome de AntГіnio Lobo de Carvalho a uma rua, avenida ou praГa de GuimarГes.

Certos do melhor acolhimento,

Angel WoodBy: