Um dos mais bonitos jardins de Lisboa tem o nome de um rei inglкs sign now

Um dos mais bonitos jardins de Lisboa tem o nome de um rei inglкs

Localizado no extremo norte da Avenida da Liberdade, mesmo por trбs da Praзa Marquкs de Pombal, o Parque Eduardo VII domina, orgulhosamente, aquela que fora, em tempos, a capital de um vasto Impйrio. Acabou, й certo, mas a cidade permanece, luminosa e incandescente, movimentada, cosmopolita e atraente para aqueles que amam a Histуria.

Tudo isso vislumbra o Parque que, com a sua localizaзгo privilegiada e ъnica, se torna num local indispensбvel para apreciar e desfrutar a bela cidade de Lisboa. Todos, turistas e habitantes, homens e mulheres, novos e velhos, reconhecem-no.

Й um parque fascinante e grandioso, com cerca de 25 hectares, composto por um extenso relvado e uma Estufa, animado, em Maio e Junho, pela conhecida Feira do Livro de Lisboa. Integra, tambйm, o emblemбtico Pavilhгo Carlos Lopes, o antigo Pavilhгo dos Desportos, baptizado com o nome do vencedor da Maratona Olнmpica de 1984, a aprazнvel esplanada Linha de Бgua, o luxuoso restaurante Eleven, bem como o Clube VII, um espaзo de lazer, com court de tйnis, ginбsio, piscina e restaurante. Й o maior parque do centro da cidade, porventura um dos mais bonitos do paнs, e й conhecido como Parque Eduardo VII.

Mas quem foi Eduardo VII?

Eduardo VII foi um rei inglкs, que visitou, por uma vez, Lisboa, em 1902, para reafirmar a antiga alianзa Anglo-Portuguesa. Filho da Rainha Vitуria e primeiro monarca inglкs da Casa dos Saxe-Coburg-Gotha, reinou o seu paнs durante 9 anos, de 1901 a 1910. Conhecedor e interessado em matйrias militares e navais, falava fluentemente francкs e alemгo, paнses que por diversas vezes visitou. Ficou famosa a sua visita oficial a Franзa, em 1904, a convite do Presidente Йmile Loubet, que iniciara a famosa entente cordial, um entendimento cordial, um acordo amigбvel entre os dois paнses. A sua relaзгo ao paнs e а cidade de Lisboa й, porйm, insignificante; pouco ou nada dizendo aos portugueses e aos lisboetas. Assim, й despropositado e desadequado atribuir o seu nome a um parque tгo central e simbуlico como este. Nгo hб, de facto, qualquer relaзгo entre a Histуria, a cultura Portuguesa e o monarca inglкs que o exija. Adequa-se, sim, o Parque da Liberdade, nome pelo qual era originalmente designado.

Nada de novo se apela nesta petiзгo. Basta, somente, verificar os nomes dos parques e jardins de Lisboa: Josй Gomes Ferreira, Monteiro-Mor, Bensaъde, Silva Porto, Vasco da Gama, Afonso de Albuquerque, Ducla Soares, Amбlia Rodrigues, Braancamp Freire, ou Garcia dOrta, sгo somente alguns exemplos.

Por isso, desejando a compreensгo e a acзгo de todos, aqui fica um abaixo-assinado para alterar o nome de Parque Eduardo VII, por tudo o que foi atrбs justificado.

Lisboa, Julho de 2006

Rosie BowenBy:
Justice, rights and public orderIn:
Orgгos de Comunicaзгo Social