Todas(os) interessadas(os) em fortalecer o projeto de inclusгo social no Brasil sign now

O Brasil estб dando um enorme salto na бrea de tecnologia da informaзгo. O movimento pelo uso e desenvolvimento do software livre superou o plano das intenзхes e estб se consolidando em aзхes e projetos de governos , empresas e pessoas comuns. Os editais da Finep e CNPq de financiamento de projetos de software livre receberam mais de 400 projetos de todos os cantos do paнs, demonstrando a forзa da iniciativa nгo-proprietбria. Em paralelo, o Comitк Gestor da Internet no Brasil reorganizou o modelo de governanзa da rede, que pela primeira vez irб eleger os representantes da sociedade ao invйs destes serem indicados pelo governo. Este modelo inovador com eleiзхes dos representantes feitas pela prуpria Internet consolida um trabalho extremamente bem sucedido do CG BR. O Registro.br й um dos mais bem sucedidos sistemas de inscriзгo de domнnios do mundo. Sua estabilidade e seguranзa vкm tambйm da opзгo pelo uso de software livre em seus servidores, FreeBSD e GNU/Linux.

O avanзo da Internet no Brasil й tгo intenso que jб ocupamos a 8 posiзгo em relaзгo ao nъmero de hosts. Jб ultrapassamos a Franзa, Taiwan, Espanha e outros. Em breve, seremos o terceiro ou o quarto paнs em presenзa de servidores permanentemente conectados а rede mundial de computadores. Avanзos significativos conquistados nos ъltimos anos consolidaram o software livre como alternativa real. Esses avanзos, refletindo-se tambйm como apoio firmou o amadurecimento de software livre e o incentivo a desenvolvedores e usuбrios em apostar cada vez mais no modelo de desenvolvimento compartilhado e colaborativo. Nгo obstante, nгo podemos fechar os olhos para a pressгo que o capital monopolista faz sobre iniciativas que acontecem no governo, empresas privadas e instituiзхes que divulgam estudar o uso de plataforma livre, utlizando-se de artifнcios espъrios para garantir o que nгo conseguem comprovar com qualidade e eficiкncia.

Se Liberdade e compartilhamento sгo os espнritos do software livre, nгo por coincidкncia sгo os motores da internet; inexiste experiкncia tгo bem sucedida e espontвnea de organizaзгo em rede quanto a comunidade software livre no mundo. Nгo apenas simbуlico, eleger um representante da comunidade software livre para o Conselho Gestor reforзa nossa luta e nosso trabalho e a garantia de uma governanзa da internet brasileira com liberdade, conhecimento e autonomia. A comunidade de software livre nгo pode ficar de fora deste comitк em um momento em que ela cresce e se consolida. Existem quatro vagas para representantes da sociedade civil que serгo eleitos neste processo.

Mais do que nunca, o software livre tem forзa e expressгo para ocuparmos decisivamente uma destas vagas. Assim, o software livre e sua comunidade, e a prуpria Internet, tem um curiosa sinergia: difнcil saber quem й o criador e a criatura. Para que esta Rede continue livre, compartilhada e baseada em protocolos abertos, para que ela ainda mais inclua as questхes da cidadania digital, nossa comunidade deve se fazer representar no Comitк. Por isso, propomos que a comunidade de software livre se organize para eleger um companheiro que possa nos representar. Nesse sentido, apуs pensarmos em vбrias possibilidades estamos propondo o nome de um dos companheiros mais empenhados na defesa da causa do software livre. Estamos sugerindo que a comunidade cerre fileiras para lanзarmos o companheiro Mбrio Teza.

Teza й um dos histуricos do nosso movimento. Apesar de sua humildade й um dos principais articuladores de nosso avanзo. Foi dirigente da Fenadados, presidente da CUT metropolitana e do SINDPPD-RS e vice-presidente da empresa pъblica de informбtica do Rio Grande do Sul, a Procergs. Lб foi um dos pioneiros do cуdigo livre no Rio Grande do Sul, trabalhando apaixonadamente nos projetos Rede Escolar Livre e o GNU Direto. Participa do Consуrcio de desenvolvedores e usuбrios de software livre da Amйrica Latina e Caribe da Unesco. Foi um dos idealizadores do Fуrum Internacional de Software Livre. Esteve envolvido diretamente na organizaзгo de cada um dos fуruns. Hoje, Teza participa do Comitк gestor provisуrio da Internet. Colaborou imensamente para criar este modelo democrбtico que й um exemplo de governanзa da rede a ser seguido pelo mundo.

Mбrio Teza pode nos unificar para esta eleiзгo e consolidar a vitуria de nossa comunidade na primeira eleiзгo direta dos membros dirigentes das regras e da polнtica de Internet no Brasil.

Por isso, construimos e defendemos Mario Teza para ocupar uma das quatro vagas do terceiro setor no Comitк Gestor da Internet no Brasil.

browse all the signatures

Cherie McdanielBy:
Nature and EnvironmentIn:
Todas(os) interessadas(os) em fortalecer o projeto de inclusгo social no Brasil