Televisões e Rádios Portuguesas na Galiza já! sign now

A inexistência de suficientes meios de comunicaçom em galego é sem dúvida uma das causas da acelerada perda de falantes que a Galiza vem sofrendo nas últimas décadas. Assim mesmo, uma das reivindicações históricas do galeguismo cultural foi e continua a ser a necessidade de criar mais e mais pontes de troca cultural entre a Galiza e Portugal.

Uma das medidas urgentes a realizar para conseguirmos inverter esta tendência está em dispormos de meios de comunicaçom em galego-português, isto é, conseguirmos a recepçom livre na Galiza das Televisões e Rádios portuguesas.

A nossa argumentaçom jurídica e social para recebermos livremente da Galiza os sinais de TV e Rádio portuguesas está baseada na normativa europeia relativa à Televisom Sem Fronteiras e também na Carta Europeia das Línguas Minoritárias e Regionais, que concretiza no seu Artigo 11 a questom da recepçom livre dos média procedentes dum país vizinho que fala uma língua "de maneira idêntica ou parecida a uma língua regional ou minoritária."

Seria inadmissível por exemplo que na Suiça ou na Bélgica francófona que nom se pudessem ver e ouvir as TVs e Rádios francesas. A recepçom de televisom e rádio proveniente de um outro estado nom é nada novo na Europa.

É por isso que se faz necessário quebrarmos o isolamento mediático a que a Galiza está submetida no que respeita a Portugal.

Que na Galiza se possam receber sem problemas e livremente a emissoras de TV e Rádio do país vizinho, considera-mo-lo facilmente assumível pola cidadania galega e acreditamos que o "impacto cultural" desta medida seria notável, e qualitativamente positivo.

É por isso que estamos tentando reunir o maior número de pessoas dispostas a manisfestar o seu apoio a esta causa, com o objectivo último de tornar numa realidade a recepçom das Televisões e Rádios portuguesas na Galiza.

O resultado desta petiçom será encaminhado para a Junta da Galiza, o Governo de Portugal e para a associação transfronteiriça Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular.

Televisões e Rádios Portuguesas na Galiza já!

......................
Também podes contactar-nos enviando correio para:
tvsptnagaliza[arroba]yahoogroups.com.br

Sítio Web da Plataforma: