SOS URCA sign now

Excelentíssimos Senhores Vereadores,


Os abaixo assinados, cientes dos interesses de Vossas Excelências pela preservação dos bens arquitetônicos, culturais e sociais da cidade do Rio de Janeiro, bem como destacadamente no apoio aos projetos que garantem qualidade de vida, segurança e bem estar dos cariocas, vimos, por meio deste, solicitar sua atenção e apoio ao projeto de lei de autoria do Exmo. Sr. Vereador Eliomar Coelho, que propõe o tombamento por interesse histórico e cultural e estabelece procedimentos para a definição ou alteração de uso dos imóveis situados na Avenida João Luiz Alves, nº 13 e 14, a Amurada da Urca, a Ponte na Avenida Portugal e o Quadrado da Urca, e cria a área de proteção de seu entorno, no Bairro da Urca.
O projeto atende à reivindicação da AMOUR (Associação dos Moradores da Urca), preocupada com a proposta de instalação do Instituto Europeo di Design- IED no imóvel do antigo Cassino da Urca e, depois, TV Tupi, e as inevitáveis conseqüências de um maior adensamento na região. Entre os critérios estabelecidos pela proposição está a aprovação do Relatório de Impacto de Vizinhança, com participação da população. Para os moradores da Urca e dos bairros do entorno, o ideal seria que a utilização do imóvel tivesse um caráter público, como um centro de documentação e pesquisa, e que revitalizasse o local, mas sem prejuízo para a qualidade de vida do bairro. A instalação do IED na Urca aponta para conseqüentes transtornos à Administração Pública Municipal, uma vez que comprovadamente um empreendimento com as dimensões de uma grande escola naquele local destruirá um dos bairros mais tranqüilos da cidade, trazendo problemas de engarrafamentos no trânsito já saturado, falta de locais para estacionamento, atração de população flutuante, violência, novos empreendimentos comerciais, vendedores ambulantes, flanelinhas e de outros problemas já conhecidos em áreas onde há grande fluxo de pessoas e carros. Além dessas inevitáveis evidências, a Urca será atacada por destruição da sua já saturada rede de esgoto, pavimentação, abastecimento de água e outros equipamentos urbanos envelhecidos. Acresce-se a esses problemas o ataque ao meio ambiente natural das praias e encostas dos morros Cara de Cão e Pãode-Açúcar que hoje abrigam espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção.
A AMOUR se propõe a estabelecer parcerias com a administração de nossa cidade na crença de que cada Vereador, homem público eleito pelo povo, busca sempre caminhos legais e responsáveis, num esforço na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro na luta por uma cidade mais organizada e mais humana.
Agradecemos atenção especial de Vossas Excelências á nossa solicitação e colocamo-nos á disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.

Sign The Petition

Sign with Facebook sign_with_twitter
OR

If you already have an account please sign in, otherwise register an account for free then sign the petition filling the fields below.
Email and the password will be your account data, you will be able to sign other petitions after logging in.

Privacy in the search engines? You can use a nickname:

Attention, the email address you supply must be valid in order to validate the signature, otherwise it will be deleted.

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Shoutbox

Who signed this petition saw these petitions too:

Sign The Petition

Sign with Facebook sign_with_twitter
OR

If you already have an account please sign in

Comment

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Goal
300 / 1000

Latest Signatures

browse all the signatures

Information

Erna WallBy:
International PolicyIn:
Petition target:
Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro

Tags

No tags

Share

Invite friends from your address book

Embed Codes

direct link

link for html

link for forum without title

link for forum with title

Widgets