Solicitaзгo para Motorola do Brasil e Vivo dos usuбrios de MotoQ sign now

А Motorola do Brasil e Vivo

Nesta,

Desde o seu inнcio de sua comercializaзгo no segundo semestre do ano de 2006, o aparelho Motorola MotoQ distribuнdo pela Motorola do Brasil e comercializado com exclusividade pela operadora de telefonia celular Vivo vem apresentando vбrios problemas reportados principalmente dentro de sua comunidade no site Orkut (http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=23127647). Tais reclamaзхes sгo similares e recorrentes, reportadas ao Serviзo de Atendimento ao Consumidor Motorola e ao serviзo *8486 da Vivo (que repassa a responsabilidade para a Motorola do Brasil, solicitando que seu usuбrio faзa o contato com a mesma).

Vбrios usuбrios da comunidade que entraram em contato com a empresa por telefone ou pelo formulбrio de contato presente na pбgina www.motorola.com.br, na бrea de suporte. Em geral, vбrios usuбrios nгo obtiveram resposta e alguns foram informados que a Motorola desconhecia o problema e que o aparelho deveria ir para a assistкncia tйcnica para inspeзгo. Os aparelhos enviados para a assistкncia retornaram ou foram substituнdos por novos, contudo, independente do caso, todos continuaram apresentando os mesmos problemas.

Acreditamos, porйm, que alguns dos problemas abaixo mencionados sгo de responsabilidade exclusiva da operadora e, por isso, solicitamos que a Vivo responsabilize-se realizando os testes necessбrios para averiguaзгo e soluзгo destes problemas.

Os problemas (e observaзхes) comumente relatados pelos proprietбrios do MotoQ sгo:

1) Apуs algum tempo em stand by (inativo/espera), o aparelho desliga sozinho e nгo volta a ligar: apenas apуs a retirada e inserзгo da bateria por algumas vezes. Este problema estб presente em alguns fуruns nos Estados Unidos (http://www.hellomotoq.com/forums/built-applications/406-q-freezes-4-times-daily-requires-soft-reset.html).

2) Baixa autonomia da bateria: conforme o site da Motorola, a bateria deve durar cerca de 210 horas em Stand by (inativo/espera) e 234 minutos em talk-time (conversaзгo), com o tempo variando conforme configuraзгo da rede, forзa de sinal, etc. Todavia, de maneira geral, a bateria dos celulares nгo tкm durado mais que 24 horas em Stand by e, considerando sua utilizaзгo, raramente passa de 8 a 12 horas. Nenhum usuбrio informou uma autonomia sequer prуxima de 212 horas.

3) O celular desliga sozinho: foram reportados vбrios casos de o aparelho desligar sozinho mesmo com a bateria completa. Em alguns casos parece estar associado a um defeito de hardware (fabricaзгo do aparelho com folga que afeta o contato da bateria) e em outros casos o problema nгo pode ser perfeitamente diagnosticado.

4) Nгo recarrega ou perde a conexгo com o carregador: vбrios usuбrios reportaram que deixaram seu celular no carregador e o mesmo apresentou o нcone no topo da tela indicando o carregamento em execuзгo. Contudo, ao desconectar o celular do carregador apуs vбrias horas o celular apresentou a mensagem de alerta de bateria (bateria descarregada), desligando em seguida e nгo ligando atй uma nova carga.

5) Travamentos (freeze) do Windows Mobile e Incompatibilidade com Aplicativos: foram relatados casos de travamento do celular com aplicativos terceiros apenas na versгo pt-br (portuguкs brasileiro). Mesmo com os aplicativos nativos do aparelho (aqueles que jб vкm instalados), ocorreram travamentos, sendo necessбria a remoзгo e inserзгo da bateria. Os travamentos mais comuns estгo relacionados аs aplicaзхes multimнdia como Windows Media Player e as funзхes de cвmera e vнdeo do aparelho.

6) Desconfiguraзгo do VoiceSignal: o aplicativo VoiceSignal.exe, responsбvel pelo reconhecimento dos comandos de voz do aparelho se desconfigura sempre apуs o desligamento do mesmo. O problema se intensifica principalmente apуs a instalaзгo de qualquer programa na memуria ou cartгo de expansгo do mesmo. A velocidade do aplicativo (VoiceSignal > Configuraзхes > 4. Som > 4. Sнntese de Voz > 1. Velocidade) fica em Mais Rбpido, fazendo com que o aplicativo se feche ou retorne uma mensagem de erro.

7) Sinal (antena) baixo: o MotoQ apresentou um sinal de antena mais baixo quando colocado ao lado de outros aparelhos Motorola ou de outras marcas (testado com Nokia, LG e Samsung);

8) Incapacidade de receber ligaзхes: vбrios usuбrios informaram que nгo conseguem receber ligaзхes no MotoQ: aqueles que tentam entrar em contato recebem uma mensagem de celular indisponнvel ou desligado enquanto o mesmo encontrava-se ligado;

9) Incapacidade de interrupзгo da conexгo de dados para recebimento de chamadas: apesar da Vivo interromper o acesso a dados durante o recebimento de uma chamada, este serviзo parece ser um pouco inconstante: por vezes hб a interrupзгo do trбfego de dados para o recebimento de uma ligaзгo, outras vezes a ligaзгo cai diretamente na caixa postal, recebendo uma mensagem de celular indisponнvel;

10) Conexгo a dados persistente: apуs o tйrmino de uma aplicaзгo que utiliza o trбfego de dados (como o MSN Mobile, serviзos de e-mail, navegador, mensagens instantвneas, RSS, etc.) a conexгo de dados fica ativa (indicada pelas setas ao lado do нcone de intensidade de sinal). A mesma sу й terminada apуs o desligamento e ligamento do serviзo de Telefone atravйs da opзгo Gerenciador de Conexгo sem Fio;

11) Indisponibilidade de telefones: um dos problemas para os proprietбrios do MotoQ deixarem os seus celulares na assistкncia tйcnica para qualquer inspeзгo й a indisponibilidade de um telefone substituto. Tanto a Vivo quanto algumas assistкncias tйcnicas Motorola (a exemplo a BGH de Florianуpolis) nгo possuem disponibilidade de celulares CDMA para emprйstimo. O prazo mйdio para conserto de um aparelho MotoQ estб em 20 a 30 dias e, durante o perнodo, a linha fica indisponнvel para o usuбrio.

Alguns dos problemas relatados acima parecem estar relacionados ao sistema operacional (versгo compilada do Windows Mobile 5 para pt-br / Portuguкs Brasileiro), contudo, a grande maioria dos problemas й nativa do prуprio Windows Mobile e foi relatada tambйm por usuбrios americanos nos fуruns de sites como www.qusers.com, www.hellomotoq.com e www.everyghingq.com.

Os usuбrios da Verizon, operadora CDMA dos Estados Unidos, jб receberam duas atualizaзхes para o sistema operacional de seus Motorola Q (patches) que corrigiram, segundo posts realizados nos fуruns dos sites citados, os problemas relacionados ao consumo de bateria, travamento, entre outros.

Os usuбrios da Sprint, outra operadora de telefonia mуvel dos Estados Unidos, comeзou a oferecer o MotoQ em janeiro de 2007 (depois da Vivo). Em marзo, jб receberam uma atualizaзгo para os seus aparelhos corrigindo alguns bugs (problemas) reportados. Alйm, com a disponibilidade do Windows Mobile 6 por parte da Microsoft, jб hб rumores sobre a atualizaзгo de todo o sistema operacional (gratuita) para os usuбrios da Sprint.

Considerando os fatos presentes neste documento, solicitamos que a fabricante Motorola do Brasil e a operadora de telefonia mуvel Vivo tomem as devidas providкncias para a regularizaзгo de seus aparelhos, lanзando patches de correзгo necessбrios ou atualizando o sistema operacional do aparelho, especificando uma data limite de correзгo.

Sem mais para o momento, subscrevem os proprietбrios desta petiзгo.

Florianуpolis, 1 de maio de 2007