Sгo Paulo Pede: Pearl Jam No Pacaembъ! sign now

Senhores, foi publicada uma nota no Jornal Folha de Sгo Paulo, no dia 28 de setembro de 2005, com a informaзгo que o show da banda Pearl Jam, que seria realizado no estбdio do Pacaembu no dia 02 de dezembro de 2005, corre o risco nгo acontecer. A justificativa й: os moradores dos arredores do estбdio alegam sofrer transtornos com a realizaзгo de shows no local.

Por este motivo, pedimos respeitosamente aos senhores, que considerem os seguintes fatos:

- A proibiзгo de shows, da forma como foi feita, nгo considera o nъmero de pessoas que serгo privadas da utilizaзгo do estбdio, jб que o mesmo se destina ao uso pъblico.
- Basear-se em fatos ocorridos em um evento (como o show promovido pela Rбdio Mix), nгo serve de parвmetro para analisar o que ocorreria em os outros eventos e generaliza a atuaзгo de produtores de shows, assim como demonstra desconfianзa na capacidade dos mesmos em promover eventos com responsabilidade.
- A argumentaзгo feita pelo Senhor Prefeito Josй Serra, nos leva a pensar que jogos entre times que apresentam torcidas com rivalidade histуrica, assim como feiras, exposiзхes de automуveis, ou qualquer evento que aglomere grande nъmero de pessoas, podem ser considerados eventos nгo apropriados para o local, jб que estes tambйm trazem riscos de causar transtornos aos moradores locais.
- Caso apenas a alegaзгo dos moradores seja levada em consideraзгo, a utilizaзгo do estбdio pode se tornar restrita a um pequeno nъmero de eventos, o que mais uma vez descaracteriza a utilizaзгo pъblica do local.
- Jб no caso de as reclamaзхes recaнrem sobre o barulho produzido por shows, existe a Lei do Silкncio Urbano, que regulamenta o horбrio permitido para a realizaзгo de eventos em бrea urbana, sendo assim, o show poderia ocorrer dentro do horбrio previsto por lei. O que tambйm deveria ser observado no caso de jogos televisionados, que costumam ocorrer entre 21:00 h e 23:00 h.
- Decretar uma proibiзгo desta natureza, sem considerar o nъmero de pessoas que ela atinge, alйm de uma medida impopular e unilateral, nos causa frustraзгo e descrйdito em decisхes tomadas por pessoas que devem nos representar, defender o interesse pъblico e administrar nossa cidade.

A realizaзгo de eventos deste tipo, representa transtornos maiores do que aqueles provocados por partidas de futebol?

Alissa HaleBy:
Nature and EnvironmentIn:
Ao Exmo. Prefeito da Cidade de Sгo Paulo, Senhor Josй Serra e Ao Secretбrio de Esportes e Lazer, Senhor Heraldo Corrкa Ayrosa Galvгo