Santa Padeira sign now

Brites de Almeida, conhecida para todo o sempre como a Padeira de Aljubarrota, merece ser beatificada e depois canonizada a todo o vapor. O reconhecimento da sua santidade й um imperativo de justiзa, de gratidгo, de respeito pelo exemplo de vida que nos legou.

Os Promotores da presente petiзгo declaram-se inspirados pelas amplas provas de valentia, amor ao trabalho e caridade desta admirбvel figura da nossa Histуria. Uma mulher humilde, pouco agraciada pela beleza e logo distinguida а nascenзa pelos seis dedos que ostentava em cada mгo; outros tantos dons do Senhor para mortificar o pecaminoso invasor castelhano e melhor amassar o pгo com que alimentava os vizinhos, quer fossem nobres ou desvalidos sem eira nem beira.

Porque nгo elevar este rutilante paradigma da Mulher Portuguesa а santidade oficial? Ao fim e ao cabo, ela foi responsбvel por muito menos mortes do que o agora Santo Condestбvel; mesmo a sua arma preferida, a pб, й coisa mais humana e produtiva do que a bruta espada (relembremos o episуdio em que Cristo ordena a Pedro que embainhe e a sua). Por outro lado, ela teve origens humildes, mas que sempre nos parecem mais adequadas do que ser filho de um prior e neto de um arcebispo, como o mais recente santo luso (aliбs, й possнvel lobrigar na queda do Convento do Carmo um sinal de algum desagrado divino para com o seu fundador).

Os mais corroнdos pelo vнrus do cepticismo por certo apresentarгo o estafado argumento da provбvel inexistкncia, no sentido biologicamente convencional, da Gloriosa Padeira. Nгo conseguimos ver onde jaz o уbice: Juan Diego, o santo нndio mexicano, tambйm й bem capaz de nunca ter vivido, o que nгo o impediu de ser canonizado por Joгo Paulo II. A santidade й mesmo um estado de espнrito, nгo um rasteiro assunto de carne e ossos.

O que nos leva ao assunto dos trвmites processuais, que envolvem os sempre necessбrios milagres. Os Promotores estгo na posse de alguns dados que sugerem que eventos espantosos, desafiando as leis do mundo natural, jб ocorreram, mediante a intervenзгo da Nossa Padeira: uma verruga desaparecida da noite para o dia a uma aldeг de Cervilhares; uma vaca leiteira que inopinadamente comeзou a produzir iogurte com pedaзos de uma fruta ainda nгo identificada; o aparecimento na traseira de um autocarro da Carris de uma mancha de ferrugem reproduzindo de forma incontroversa a efнgie daquela que na alma do bom Povo jб й Santa.

Estes sгo apenas alguns dos eventos que tencionamos apresentar, quanto antes, а Sagrada Congregaзгo da Causa dos Santos, no Vaticano. Mas os Promotores estгo certos de que a divulgaзгo desta meritуria e sagrada Causa levarб а multiplicaзгo de Milagres, que jorrarгo como um caudal inexaurнvel de maravilhosos fenуmenos de origem claramente divina.

Por tudo isto, os Promotores e Abaixo-assinados apelam a Sua Santidade, o Papa Bento XVI, e ao Prefeito da supracitada Congregaзгo, o Arcebispo Angelo Amato, para que concedam а bem-aventurada Brites de Almeida toda a atenзгo que ele merece, no seu caminho imparбvel rumo а Santidade.
Mais: comprometemo-nos a dar eco e relevo a todos os eventos miraculosos ocorridos por intercessгo da futura Santa. Bem-haja a todas as almas que se incorporem nesta verdadeira procissгo em honra da Nossa Padeira!

Os Promotores:

1) Luiz Moura (13.є Conde de Quiaios)
2) Antуnio Marques (Presidente da Real Sociedade Topogrбfica)
3) Jorge Magalhгes (Artista Plбstico)
4) Catarina Consiglieri (Madre-superiora do Convento de Trancoso)
5) Maria de Almeida (Pretendente ao Trono de Portugal)
6) Armando Homem (Militar de Abril)
7) Suzete Cancella (Fadista)
8) Maria Manuel Pedreira (Resistente Antifascista)
9) Jacinto Capelo (Amigo do Priemeiro-Ministro)
10) Henrique de Broglie (4.є Visconde de Freches e 3.є Duque do Corvo)
11) Emнdio Caetano (Jovem Empresбrio de Sucesso)