Salvem o Palбcio de Valflores sign now

Salvar o Palбcio de Valflores

Senhor Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Territуrio e do Desenvolvimento Regional
Senhor Presidente da Cвmara Municipal de Loures

Os cidadгos abaixo-assinados exigem do Governo e da Cвmara Municipal de Loures uma soluзгo que salve da derrocada final o Palбcio de Valflores em Santa Iria de Azуia. Por isso apoiam a iniciativa da Valorsul para o recuperar

O Palбcio de Valflores Constitui um dos melhores exemplares da arquitectura residencial do sйc. 16 no distrito de Lisboa, acrescido do facto de conservar a sua estrutura original. e foi construнdo na tradiзгo do paзo rйgio medieval, de que o Paзo de Leiria й modelo, embora transporte elementos renascentistas, especialmente visнveis na decoraзгo da capela e na maior importвncia conferida а "loggia" (tanto na бrea que lhe й consagrada, como na decoraзгo).

Estб por isso, sujeito a um regime de protecзгo, classificado como Imуvel de Interesse Pъblico. Ver Dec. nє 28/82, DR 47 de 26 Fevereiro 1982, ZEP, DR 213 de 14 Setembro 1982, ZEP, Port. nє 129/99, DR 35 de 11 Fevereiro 1999.

Verificando-se o completo abandono do Palбcio e das diligкncias para a sua recuperaзгo a partir de 2001, quer pelos proprietбrios, quer pelas autoridades responsбveis, Cвmara Municipal de Loures e IPPAR, a Valorsul veio a interessar-se pela sua recuperaзгo em 2004, operaзгo que nгo foi autorizada pelo Governo.

Nгo se compreende esta decisгo, porque a Valorsul nгo pedia dinheiro ao Governo e previa recorrer а valorizaзгo de terrenos, a fundos prуprios e comunitбrios para elaborar um projecto de recuperaзгo e estudar fontes de financiamento relativa а futura ocupaзгo do espaзo.

Sobretudo, nгo se compreende esta decisгo, para que aquele Imуvel de Interesse Pъblico se mantenha em calamitoso estado de derrocada, que й a sua actual situaзгo.

browse all the signatures

Willie AguirreBy: