Salve a Estrada Parque e o Tiete de novas barragens sign now

A EMAE Empresa Metropolitana de Aguas e Energia pretende implantar duas novas barragens no Rio Tiete, em Areas de Protecao Ambiental (APA) Estadual e Municipal, junto a Estrada Parque, que liga Pirapora do Bom Jesus a Itu. Conhecida como Rodovia dos Romeiros, a SP 312, ou Estrada Parque APA Rio Tiete, percorre a regiao do Vale do Rio Tiete, declarada no Artigo 196 da Constituicão do Estado de Sao Paulo como espaco especialmente protegido.
As usinas hidroeletricas do tipo PCH â Pequenas Centrais Hidroeletricas estao sendo projetadas pela EMAE para serem construidas em dois pontos da Estrada Parque. A primeira, chamada de PCH Pedra Azul, sera implantada junto ao pe de um imenso Jequitiba Rosa, considerado simbolo da unidade de conservacao, no Municipio de Itu. O reservatorio inundara 58 hectares de Mata Atlantica e acabara com as corredeiras do rio Tiete, responsaveis pela oxigenacao e recuperacao natural do rio. A segunda, PCH Gaxatuba, no municipio de Cabreuva, inundara 62 hectares de mata atlantica primaria. As duas usinas comprometerao drasticamente a qualidade da agua do rio Tiete, contribuindo para formacao de espumas e odor e afetarao patrimonios ambientais, geologicos, historicos e culturais da regiao.
Nao permita a implantacao de novas usinas hidroeletricas e PCH em unidades de conservacao e ajude a conservar a Estrada Parque, polo turistico e cultural, patrimonio de romeiros, turistas, educadores ambientais, ciclistas, dos paulistas e cidadaos que lutam pelo desenvolvimento sustentavel e pela qualidade de vida.
Evite que isso acabe. Ajude a preservar a Mata Atlantica e a melhorar a qualidade da agua do Rio Tiete no interior paulista.

( Obs: texto sem acentuacao e cedilha em virtude do idioma)

Kathie VillanuevaBy:
ReligionIn: