Rurouni Kenshin em DVD (Sйrie da TV, OVAs e Filme) sign now

Olб, pessoal, tudo bem? Espero que sim.

O intuito desse Abaixo-Assinado й pedir а Focus Filmes para que ela lance, em formato DVD, a sйrie da TV, o Filme e os OVAs do anime Rurouni Kenshin (Samurai X).
Й fato que, atualmente, o mercado de animes no Brasil estб crescendo muito e cada vez mais empresas lanзam mais tнtulos em DVD no paнs. Os principais tнtulos disponнveis que temos no mercado brasileiro sгo: Crфnicas da Guerra de Lodoss, da Devir Livraria -- Captain Tsubasa (Super Campeхes) e FullMetal Alchemist, da Focus Filmes -- Ragnarok - The Animation, da Paramount -- Saint Seiya (Cavaleiros do Zodнaco) e YuYu Hakusho, da Playarte -- e, por fim, Astro Boy, da Sony Pictures.
A questгo de dar preferкncia а Focus Filmes, ao invйs da Playarte, й que, caso tracemos uma comparaзгo de qualidade entre os tнtulos lanзados pelas duas empresas, perceberemos que a Focus Filmes estб sendo superior no que se refere а qualidade de imagem e, tambйm, а parte artнstica (arte do menu do DVD, arte do BOX e afins). De fato, um trabalho excelente.

Rurouni Kenshin й um anime que fez e ainda faz muito sucesso no paнs, tanto й que estб sendo retransmitido pelo canal fechado Cartoon Network, e este tambйm exibiu o ъnico filme da sйrie. O que ainda continua inйdito no paнs sгo os excelentes OVAs. Infelizmente, sua estrйia aqui, apesar de conquistar um bom nъmero de fгs, foi feita de maneira desrespeitosa e lamentбvel. Vejamos o porquк:

Rurouni Kenshin veio para o Brasil no final de 1999, trazido de surpresa pela Rede Globo, tendo exibido a sйrie atй meados de 2000. Porйm, uma sйrie de problemas aconteceu durante a exibiзгo pela emissora carioca. Vбrias cenas violentas foram cortadas, e os episуdios referentes aos arcos do Jinputtai (15 e 16), Raijuuta (19 a 21), Viagem de Trem a Yokohama (22), Pirata Shura (25 a 27) e na saga A Morte de Ookubo nas Mгos de Soujirou e os episуdios que antecedem a apariзгo de Makoto Shishio na sйrie foram pulados, ficando inйditos atй o Cartoon Network exibi-los entre setembro e novembro de 2001.

Alйm disso, os episуdios 38 a 40 foram editados como um ъnico capнtulo. Depois disso a saga de Shogo Amakusa foi exibida atй o episуdio 75, dessa forma sem ter seu final exibido, e os trкs ъltimos arcos de histуria ("Kaishuu Katsu", "Cavaleiros Negros" e "Feng Shui") permaneceram inйditos no Brasil atй meados de 2002, quando foram exibidos pelo Cartoon Network.

Se jб nгo bastasse tudo isso, ainda houve muitas outras injustiзas а sйrie:

No Brasil, Rurouni Kenshin foi dublado no estъdio da BKS entre os episуdios 1 a 75, sendo o restante dublado na Sigma. Apesar de ter algumas vozes muito boas e excelentes interpretaзхes tais como o finado Joгo Batista no papel de Houji Sadojima e Tatб Guarnieri no papel do protagonista da sйrie, houve alguns erros bisonhos. A comeзar por diбlogos descontextualizados e mudanзas de nome.

Logo no primeiro episуdio, vemos Kaoru dizer ao ser pega por Gohee "Kenshin eu te amo" e logo apуs ter sido salva pelo prуprio Kenshin perguntar "Andarilho qual o seu nome??". O grupo Sekihoutai teve seu nome alterado para Tropa Sehiko, a Oniwabanshuu virou a Gangue Oni e o Shinsengumi, Patrulha Shinsen. E dentre os personagens, tambйm ocorreram vбrios erros, em especial na saga de Kyoto.

Em alguns momentos, Jin-E foi chamado de Dinei, Hiko Seijuurou foi chamado de Hiko Soujirou, Usui chegou a chamar Saitou uma vez de Sano e Kenshin chamou Aoshi uma vez de Sano. E ainda Shikijou, Hyottoko e Beshimi viraram, respectivamente, Shajiko, Hokko e Ashimi. Apenas Hannya teve seu nome original conservado.

E Yumi Komagata teve seu nome modificado para Ayumi Kamugama. Outra mudanзa gritante foi com o sobrenome de Aoshi, de inнcio mantido no original, porйm na saga de Shishio virou Shigamori. Vбrios diбlogos foram alterados, mas o pior de todos foi na saga de Shishio onde Edo virou Kyoto e Kyoto Edo, alйm de Aoiya ter virado Aioiya.

*As informaзхes sobre os erros na dublagem foram retiradas do site - www.wikipedia.org -

Seria legal se a Focus redublasse todos os episуdios da sйrie da TV, se possнvel com os mesmos dubladores, totalmente sem erros, mantendo os nomes prуprios originais (personagens, golpes, etc), e sem cortes (censura) nas cenas de violкncia, incluindo os OVAs e o Filme. E alйm de incluir o бudio original em japonкs, traduzir as legendas a partir do бudio original, ao contrбrio dos recentes tнtulos que elas sгo feitas a partir da dublagem em portuguкs (conhecido como dubtitles).

Seria muito bom tambйm se os DVDs tivessem extras mais interessantes como making of, entrevistas com o staff de produзгo, dubladores, clipes, trailers, spots de TV entre outras coisas. Os extras do primeiro BOX de Fullmetal Alchemist ficou muito bom.

Se Rurouni Kenshin fosse lanзado em DVD com essas caracterнsticas, com certeza seria o lanзamento de anime em DVD com melhor qualidade atй agora. Nуs, fгs, merecemos um lanзamento de qualidade.

No Japгo, EUA e alguns paнses da Europa, jб tem Rurouni Kenshin lanзado em DVD. Sу para tнtulo de curiosidade: No dia 20 de dezembro de 2006, foi lanзado no Japгo um novo BOX de Rurouni Kenshin, contendo os 95 episуdios, filme e os ovas; totalizando 22 discos.

Por isso, nуs tambйm merecemos um lanзamento por aqui.

Em vista de tudo isso, pedimos a todos os fгs - ou aos que gostem mesmo que seja um pouco da sйrie -, encarecidamente, que assinem a petiзгo. E, tambйm, faзa o possнvel para divulgб-la.

Obrigado.

Suzanne DavidBy: