Risco de desalojamento e expropriação pelo projeto de construção de quatro barragens na cabeceira do Rio Ribeira, pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), do empresário Antonio Ermínio de Moraes. sign now

Rede GRUMIN de Mulheres Indígenas
INBRAPI/Instituto Indígena Brasileiro para a Propriedade Intelectual

PETIÇÃO ON-LINE

A Companhia pretende construir uma barragem para gerar energia voltada para consumo próprio, exclusivamente, provocando assim, a destruição de uma área de Mata Atlântica que representa 21\% do total preservado no Brasil e abriga diversas espécies ameaçadas de extinção como a onça pintada, a jaguatirica e o jacaré-de-papo-amarelo, além de mais de 270 cavernas.
Estima-se que a obra não geraria mais do que 60 empregos e estes seriam apenas temporários, além de precários.
A construção da barragem não trará nenhum desenvolvimento para a população do Vale do Ribeira, população essa que é formada em 38\% por 51 quilombos, 400 índios Guarani, assentamentos de Reforma Agrária do MST, pescadores e pequenos agricultores.

O Vale da Ribeira foi declarado pela Unesco, Patrimônio da Humanidade, entretanto, o governador de São Paulo, José Serra, não sancionou o projeto de autoria do Deputado Estadual Raul Marcelo (PSOL SP), aprovado pela Assembléia Legislativa de São Paulo, que torna o Rio Ribeira patrimônio histórico, cultural e ambiental do estado de São Paulo.
Se sancionado pelo governador, o projeto significaria o impedimento da barragem de Antônio Ermínio de Moraes.

Rede GRUMIN de Mulheres Indígenas e INBRAPI juntamente com nossos parceiros (vide parceiros em : http://www.grumin.org.br/Parceiros.htm solicitam a manifestação pública em defesa do Vale do Ribeira através desta petição on-line. Sua assinatura é de extrema importância para esta ação política.

Rio de Janeiro, Brasília 14 de Maio de 2008.
REDE GRUMIN DE MULHERES INDÍGENAS. www.grumin.org.br
INBRAPI/INSTITUTO Indígena Brasileiro para a Propriedade Intelectual www.inbrapi.org.br

Lila FrederickBy:
Politics and GovernmentIn: