Resolução 1.010 sign now

Prezados Companheiros,

no dia 6, última quarta-feira, participei de uma reunião no plenário do Confea, do chamado Grupo de Especialistas que está tratando da Resolução 1.010 que define as atribuições dos profissionais do Sistema.

durante a reunião nos foi informado da existência de uma Decisão Plenária (PL) que define a formação do Grupo de Especialistas que vai elaborar a chamada "Matriz do Conhecimento", que definirá os conteúdos (Ementas das Disciplinas) e carga horária necessários para a concessão de atribuições, para cada uma das atividades exercidas pelas profissões pertencentes ao Sistema Confea/Crea.

a referida PL define a composição do Grupo em questão com a participação de Conselheiros Federais, um representante de cada uma das 4 entidades de ensino, e 5 representantes indicados por cada uma das Coordenadorias Nacionais de Câmaras Especializadas.

Notem que, a Coordenadoria da Arquitetura indicará 5 Arquitetos, da Engenharia Elétrica 5 Engenheiros Eletricistas, e assim por diante. Já a Coordenadoria das Câmaras de Agronomia, onde estamos "localizados", terá que distribuir suas 5 vagas entre Engenheiros Agrônomos, Agrícolas, de Pesca, Florestais, Meteorologistas, Técnicos Agrícolas, etc.
A PL confere ao Coordenador Nacional o poder desta indicação.


creio que todos aqui se lembrem que o primeiro Grupo de Especialistas foi criado sem a participação dos Florestais:
- protestamos e lutamos muito para conseguir uma vaga, e quando conseguimos a atenção ao nosso pleito, o Confea condicionou nossa participação à um "de acordo" do Coordenador Nacional das Câmaras de Agronomia;
- o então Coordenador Nacional nos enrolou literalmente, mesmo diante meus insistentes telefonemas e cobranças;
- desta forma perdemos 2 reuniões, pois não fomos convocados devido à este problema;
- protestamos mais uma vez ao Confea, e então fomos convocados para a terceira reunião;
- nesta oportunidade apresentamos nossos principais pleitos em relação à Res. 1.010;
- mas nenhum foi atendido, e a resposta recorrente foi que "aquele não era mais o momento".

pois bem, quero deixar bem claro que temos absoluta certeza de que o atual Coordenador Nacional indicará um Florestal. inclusive, o Coordenador Adjunto é Florestal.
os fatos descritos acima foram promovidos pela Coordenação passada, mas mostram o quanto ficamos reféns desta situação, e isso precisa ser considerado.
não podemos esquecer que o ano está acabando, 2008 será uma outra Coordenação, e não podemos estar sujeitos à estas variações diante um assunto tão importante. Desta forma, deixei bem claro aos presentes que nos sentíamos muito prejudicados pela forma que a PL está posta.
ficaremos prejudicados também, e aí talvez todas as profissões desta Coordenadoria, pela falta de paridade no momento em que for feito o chamado "harmonizamento dos sombreamentos".

Assim, pedi que fosse registrado nosso posicionamento de que:

- entendemos que o problema envolvendo as atribuições é o maior conflito existente no Sistema, sendo responsável pela maior parte das divergências existentes;
- que este problema acarreta brigas históricas, diminui a credibilidade do Sistema, e distancia os profissionais dos seus Conselhos;
- e que esta problemática afeta principalmente AS PROFISSÕES.

pelo exposto, consideramos totalmente inadequada a composição do Grupo apresentada pela PL, já que AS PROFISSÕES não estão contempladas através de suas representações legalmente constituídas.

com todo respeito que temos aos Coordenadores de Câmaras, os mesmos foram eleitos para coordenar as Câmaras. e não para representar AS PROFISSÕES.

encerramos deixando apelo ao Coordenador da CEAP para que a situação seja corrigida, enfatizando que este é o único caminho caso o Confea realmente queira resolver este problema histórico, e não apenas adotar uma medida paliativa (que depois dá margem à procedimentos díspares em cada Crea).
para uma normatização que realmente tenha força e seja cumprida, é necessário este consenso e pacto entre AS PROFISSÕES.
pois bem meus amigos, tais alegações, em um colegiado formado basicamente pelos Coordenadores, encontraram uma forte resistência, chegando ao extremo com a fala de um Conselheiro do Crea-SP que usou uma série de palavrões ao microfone, me mandando para um monte de lugar.
as intervenções que sucederam vieram no mesmo sentido, e apenas eu mesmo protestei com veemência pela forma totalmente desqualificada e desprovida de ética profissional que o Conselheiro do Crea-SP utilizava.


Desta forma, teremos que tomar algumas providências, onde pediremos apoio às Entidades Nacionais e à Coordenação do CDEN, entraremos em contato com o Confea, mas principalmente pedimos a atenção e envolvimento dos colegas neste processo, sobretudo às Coordenações dos Cursos de Graduação e Professores.
organizaremos uma lista de assinaturas dos profissionais da Engenharia Florestal que se oponham à esta situação.

não esmoreceremos.

Saudações Florestais,

Glauber Pinheiro
Presidente da SBEF


Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais
Desde 1968 em defesa do Meo Ambiente
www.sbef.org.br

Sign The Petition

Sign with Facebook sign_with_twitter
OR

If you already have an account please sign in, otherwise register an account for free then sign the petition filling the fields below.
Email and the password will be your account data, you will be able to sign other petitions after logging in.

Privacy in the search engines? You can use a nickname:

Attention, the email address you supply must be valid in order to validate the signature, otherwise it will be deleted.

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Shoutbox

Who signed this petition saw these petitions too:

Sign The Petition

Sign with Facebook sign_with_twitter
OR

If you already have an account please sign in

Comment

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Goal
0 / 50

Latest Signatures

No one has signed this petition yet

Information

Marguerite WeberBy:
SportIn:
Petition target:
SBEF

Tags

No tags

Share

Invite friends from your address book

Embed Codes

direct link

link for html

link for forum without title

link for forum with title

Widgets