Repъdio ao comentбrio preconceituoso sobre gatos pretos veiculado no programa televisivo Prб Valer, da Rede Bandeirantes sign now

Devido ao episуdio ocorrido em 28/02/2007, no programa Prб Valer da Rede Bandeirantes de Televisгo, apresentado por Claudete Troiano, quando a teуrica sensitiva Mбrcia Fernandes alertou os telespectadores a se desfazerem de gatos pretos pois, segundo ela, sгo associados а magia negra e as pessoas teriam que ter cuidado com esse tipo de gato , exigimos, com essa petiзгo, que seja feita uma retrataзгo justa, alйm da veiculaзгo de uma reportagem sobre posse animal responsбvel.

Vale lembrar que violкncia e abandono de animais sгo considerados crimes na Justiзa Brasileira (Decreto nє 24.645, de 10.7.34). Com o comentбrio preconceituoso da teуrica mнstica, й possнvel que seus seguidores nгo sу abandonem gatos pretos, como os ataquem. Alйm da incitaзгo da violкncia, a dita sensitiva pode provocar maiores problemas na saъde pъblica, а medida que seu conselho infeliz pode aumentar o nъmero de gatos abandonados.

Nгo sу uma questгo de preconceito e intolerвncia, o evento marca uma extrema irresponsabilidade social, que deve ser punida. Esperamos que a questгo possa se resolver com a retrataзгo honesta. A emissora havia prometido um pedido de desculpas, mas simplesmente optou pela omissгo e a declaraзгo, nгo de Mбrcia Fernandes, mas de Claudete Troiano, de que tudo nгo passou de um mal-entendido; declaraзгo que subestima a inteligкncia de seus telespectadores e dos protetores e simpatizantes da causa animal.

Alertamos tambйm а emissora que, caso nossas reivindicaзхes nгo sejam aceitas, faremos um boicote nгo sу ao programa, mas aos patrocinadores que nele anunciam. E, obviamente, mandaremos essa petiзгo aos principais meios de comunicaзгo do paнs.

_______________________________________________

Abaixo, a transcriзгo do diбlogo sobre gatos pretos ocorrido em 28/02/2007:

CLAUDETE: Mбrcia... E gato tambйm й usado? (em magias)

MБRCIA, responde: Existe um gato, cuidado! Atenзгo! Existe um gato negro preto do olho amarelo que й tremendamente usado pra magia negra. Todas as feiticeiras tкm, as feiticeiras sabem do que eu estou falando, elas usam aquele gato preto do olho bem amarelo para fazer magia negra contra vocк.

CLAUDETE: Mas e quem tem? Mesmo que nгo й feiticeira, bruxa, nгo й nada, nгo faz nada de ruim, de mal, й ruim ter este gato?

MБRCIA: Eu gostaria que nгo tivessem, й melhor que nгo tivessem, й um gato preparado pra isso, ele veio preparado pra isso no mundo.

browse all the signatures

Adrian JosephBy: