Rбdio Renascenзa - dificuldades de recepзгo da RR e RFM no Alentejo sign now

Esta petiзгo tem como objectivo a melhoria das condiзхes de audiзгo da Rбdio Renascenзa e da RFM na regiгo de Йvora e Beja, atravйs do reforзo da cobertura do emissor da Serra do Mendro, que emite as duas rбdios nacionais do Grupo Renascenзa nas frequкncias 96.5 MHz (RR) e 100.9 MHz (RFM).

A Rбdio Renascenзa, estaзгo de rбdio portuguesa de natureza religiosa (Catуlica) й servida numa vasta regiгo do Alentejo pelo emissor da Serra do Mendro. Este importante Centro Emissor serve os distritos de Йvora e de Beja, alйm de tambйm cobrir parcialmente os distritos de Portalegre e Setъbal. No entanto, a sua cobertura й bastante fraca, para a vasta regiгo que cobre. Hб vбrias zonas dos distritos de Йvora e Beja onde a RR e a RFM se ouvem com bastante dificuldade, onde a emissгo do Mendro chega com sinal fraco, sem grande qualidade de cobertura radioelйctrica. Muitos auto-rбdios tentam mudar de frequкncia para outros emissores, como o de Sгo Mamede (Portalegre) [que emite a RR em 95.3 e a RFM em 101.1 MHz] ou o da Serra de Monchique (alto da Fуia) [emite a RR em 98.6 e a RFM em 104.9 MHz]. O pior й que nem sempre se captam esses emissores nas melhores condiзхes, por estarem relativamente longe da regiгo. Hб zonas da cidade de Йvora onde o emissor de Portalegre (Sгo Mamede) entra melhor que o do Mendro! Em vбrias localidades da regiгo, os auto-rбdios fazem grandes esforзos para conseguir sintonizar a Renascenзa/RFM em condiзхes de audiзгo minimamente aceitбveis! A ъnica alternativa viбvel, nestes casos й a Onda Mйdia, atravйs dos 927 KHz da Renascenзa Regiхes Йvora para o concelho de Йvora e arredores e os 594 KHz de Muge para o resto do Alentejo

Pede-se assim а Rбdio Renascenзa, face аs grandes dificuldades de recepзгo do emissor do Mendro, que esta estaзгo de rбdio tente, na medida do que for tйcnica e legalmente possнvel, melhorar as condiзхes de emissгo na Serra do Mendro, ou, em alternativa, estude a hipуtese de abrir um centro emissor na regiгo de Йvora, talvez na Serra de Ossa (concelho de Estremoz) por forma a colmatar as graves falhas de cobertura que tanto a RR como a RFM sofrem.

Lucille HutchinsonBy:
City LifeIn: