Queremos o fim da SATI sign now

A SATI - Serviço de Assessoria Técnico-Imobiliário, é uma cobrança realizada por inúmeras empresas imobiliárias no momento de compra de empreendimentos imobiliários. Trata-se de uma cobrança proporcional ao valor da compra do imóvel (em geral, 0,88\%) relativo a serviços de assessoria técnico-jurídico que deveria ser prestado pela figura do corretor de imóveis, e que ele deveria receber na forma da comissão de venda conforme definido pelo CRECI.

Cumpre ao corretor de imóveis, em relação aos clientes: "...receber, somente de uma única parte, comissões ou compensações pelo mesmo serviço prestado, salvo se, para proceder de modo diverso, tiver havido consentimento de todos os interessados, ou for praxe usual na jurisdição."

A cobrança da SATI é ilegal, é uma forma de abuso contra os compradores de imóveis no Brasil, pessoas em sua maioria que dedicam grande parte de seus esforços durante a vida para a compra de um imóvel, e se veem obrigadas a arcar com uma taxa abusiva, visto que o corretor de imóveis é o intermediário da transação e ele deve orientar seus clientes e receber essa comissão de acordo com o valor da venda do negócio.

Nós, abaixo assinados, queremos que o CRECI, entidades e sindicatos relacionados, pedimos que a cobrança da SATI seja considerada ilegal e um abuso contra nós, consumidores.

Sign with Facebook sign_with_twitter

Sign with Facebook sign_with_twitter