"Queremos a Traзгo Traseira!" sign now

QUEREMOS A TRAЗГO TRASEIRA! - Porque nгo temos um carro simples e barato com a importante divisгo de tarefas entre as rodas?

Primeiramente devo creditar ao colunista Arnaldo Keller do site "Best Cars Website" (www.bestcars.com.br), o tнtulo deste abaixo-assinado e o pequeno trecho do texto citado logo mais adiante. Tambйm devo dar crйdito ao novo esporte motorizado que vem surgindo atualmente, o "drifting", pela inspiraзгo e motivaзгo para dar o pontapй inicial neste abaixo-assinado.

O fato й que em nosso paнs, a atual produзгo de carros de porte pequeno com estrutura FR ("Front engine, rear drive", ou apenas "traзгo traseira" para a maioria dos brasileiros) й nula. A mesma se deu por encerrada em 1993 com a produзгo do ъltimo Chevette, o ъltimo de uma espйcie que atualmente estб em extinзгo. Hoje ainda й possнvel encontrar carros usados com plataforma FR por um preзo acessнvel (tal como a geraзгo mais antiga do Omega), mas se um dos seus requisitos й comprar um carro novo, a tarefa torna-se complicada, pois apenas temos disponнveis alguns importados cujo valor passa longe do alcance do poder de aquisiзгo da grande maioria dos brasileiros.
O objetivo deste abaixo-assinado й abrir os olhos das montadoras para o mercado dos "traзгo traseira", ele existe, mas estб sufocado por uma infinita leva de projetos "modernos e econфmicos" que roubaram a cena, deixando para trбs o prazer de dirigir que sу os carros com plataforma FR proporcionam.

Segue abaixo um trecho do texto de Arnaldo Keller:

"Para comprar um carro zero e com traзгo traseira precisamos gastar uns bons tubos. BMW, Mercedes, Omega e por aн vai. Nгo temos um carrinho do dia-a-dia, dos remediados, que tenha a jeitosa traзгo traseira. Um Chevettinho moderno, eu diria. Serб que a tecnologia moderna, que projeta уtimos carros feito pгo quente, nгo teria condiзхes de nos fazer um carrinho assim?
A traзгo dianteira veio e se consagrou, pois trazia mais economia e eficiкncia. Exclui-se o cardг, que toma espaзo. Elimina-se a caixa do diferencial no eixo traseiro, que toma espaзo. Reduz-se o peso das peзas com a funзгo de tracionar, o que economiza combustнvel. Mas, e daн? Um BMW Sйrie 3 tem um bom espaзo interno e й um carro surpreendentemente econфmico em vista da potкncia (fiz 11 km/l viajando a 130 km/h com um 330i, um sedг pesado e de 231 cv).
Serб que dentro da enorme variedade de carros hoje no mercado nгo hб lugar para um carrinho de traзгo traseira? Fazem modelos cada vez mais segmentados, especнficos serб que nгo podem fazer "o meu"? Um carrinho com que eu pudesse me divertir acelerando numa saнda de curva, sentindo sua traseirinha escorregar? Um carrinho em que eu pudesse contraesterзar o volante, sentindo que tenho a direзгo na mгo?"

E assim encerro a defesa do "meu lado da moeda", espero que as montadoras olhem com carinho para o mercado brasileiro dos FRs, ele estб aн а espera de uma redescoberta. Tambйm espero conseguir o apoio de todos vocкs que chegaram atй aqui, й apenas em conjunto que conseguiremos alcanзar nossos grandes objetivos. Este em especial provavelmente terб o apoio de indivнduos de vбrias geraзхes, desde os mais velhos que lembram de como eram os veнculos em seus tempos бureos, atй os mais novos, que foram privados do verdadeiro prazer de dirigir!

A seguir estгo os links relacionados ao assunto:

- Best Cars Web Site:
[ http://www.bestcars.com.br ]

- Texto (na нntegra) de Arnaldo Keller (do site BestCars):
[ http://www2.uol.com.br/bestcars/colunas2/c179.htm ]

- A volta da traзгo traseira, vantagens e desvantagens (do site BestCars):
[ http://www2.uol.com.br/bestcars/tecprep/tracao-1.htm ]

- Comunidade/fуrum de discussгo sobre o tema do abaixo-assinado (via Orkut):
[ http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=15580206 ]

Peзo a todos que compartilham da minha opiniгo, que deixem seu nome completo, e-mail, a cidade e a sigla do estado onde reside, escreva tudo corretamente (utilizando de forma correta o "Shift/Caps Lock") pois apesar de ser uma petiзгo virtual e sem valor como documentaзгo, este abaixo-assinado tem carбter sйrio e um objetivo em comum a atingir. Qualquer dъvida ou sugestгo pode ser apresentada/discutida na comunidade desta petiзгo no Orkut no seguinte endereзo:
[ http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=15580206 ]

Obrigado pela atenзгo!

Leandro M. Cardoso

Sign with Facebook sign_with_twitter

Sign with Facebook sign_with_twitter

browse all the signatures

Francisca ShannonBy:
Entertainment and MediaIn:
Montadoras de Veнculos Nacionais.