Protesto contra o desrespeito aos fãs de Cavaleiros do Zodíaco! sign now

À Conrad Editora.

Bom dia,

Por meio desta, nós, membros de várias comunidades orkutianas, em especial a Saint Seiya Episódio G - http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=7976021 -, gostaríamos de em poucas linhas nos expressar como fãs, já que os fãs de cavaleiros do zodíaco no Brasil não dispõem de um canal que fale em nosso nome com propriedade, lisura e que trate de assuntos que realmente nos interessem.

Com isto, gostaríamos de obter algumas respostas acerca da Saga G, orientados pelo pessoal da Akita shoten, que nos informou que tudo referente à Saga G no Brasil deva ser tratado com vocês. Por isso, gostaríamos que as questões abaixo fossem respondidas.

 Primeira questão:

Há muito tempo é sabido pelos fãs, que os contratos da Conrad com os licenciadores japoneses são feitos utilizando o dólar americano como moeda reguladora, nos sendo dito que, com a alta desta moeda não seria possível passar aos fãs os volumes a um preço mais acessível. Contudo, constatamos que num prazo incrivelmente curto para os padrões comerciais os volumes da saga g passam a ser negociados em sites e eventos por um preço mais acessível, o que é motivo de descontentamento para muitos fãs que, sentem-se lesados e "feitos de palhaço" por terem gasto a mais só para adquirir um exemplar na data do lançamento.

Há uma explicação plausível do por que com a vertiginosa queda do dólar americano, não nos é repassada a queda no preço? Seria a Conrad tão sedenta por lucro que deixa de pensar numa política de quantidade para pensar em uma política de lucro curto?

nalisando o panorama econômico não achamos um elemento que embase o não repasse dessa queda ao consumidor, já que muitas empresas estão abaixando os preços, como por exemplo, a Eletropaulo, e como mangás não possuem uma agência reguladora que determine uma taxa de mercado como parâmetro, mas estes são cotados em dólares, não achamos uma explicação. Gostaríamos de lembrar que o cenário internacional mesmo a longo prazo prevê um dólar fechando no Brasil na casa de R$ 1,85. Mesmo com a quebra do sistema imobiliário americano, acarretando uma oscilação da economia americana e por tabela de todas as economias de mercado, inclusive a nacional; ocorreu o fortalecimento do euro; o plano de desaceleração chinês tornando sua economia altamente atrativa frente à americana; a relativa estabilidade da economia nipônica e a estabilidade nacional, bem como a queda constante da taxa de juros e o aumento das encomendas de papel ondulado, sinal de crescimento econômico, tanto que no dia 24/09/2007, o dólar comercial é cotado a R$ 1,87.

Gostaríamos de pensar que não seja a política da Conrad guiada por uma visão capitalista selvagem, uma empresa de profunda inclinação neoliberal, mas que seja sim uma política de uma empresa que, mais do que lucrar, deseja ajudar a fomentar e a expandir a cultura do mangá no Brasil.

 Segunda questão:

Talvez o maior descontentamento dos fãs seja com relação à peridiocidade dos volumes. Na contracapa do volume um (07/2004), nos é informado que os quatro primeiros volumes seriam mensais, mas, já o volume quatro foi lançado em 06/2005, o que causou revolta em muitos de nós e ficou marcado entre uma parcela dos fãs como o "mítico volume quatro".

Pois bem, a Conrad perdeu a regularidade e nós, fãs, nunca sabemos quando sai um volume. No caso do volume cinco, que saiu pouco tempo depois do quatro ter sido lançado, houve muita confusão e a discussão dos volumes foi atropelada, mas quando entramos em sintonia com os volumes japoneses cria-se um hiato. Também nos foi dito acerca disso, que o volume é traduzido quando chega o volume completo do Japão, e gostaríamos de questionar a possibilidade da tradução ser feita na medida em que os capítulos são lançados no Japão, mas serem publicados aqui na forma usual. Cremos que desta forma, a Conrad poderia fazer uma tradução mais acurada, sem frases truncadas, erros ortográficos que geram sentidos dúbios e demais falhas, que para muitos fãs são motivo de grande descontentamento e raiva, ao ver que se espera tanto tempo e o resultado do trabalho não reflete o tempo da espera, pois muitos fãs esperam que esse hiato todo seja traduzido em qualidade. Sabemos quão difícil é a tradução de um texto a partir do japonês e imaginamos que, com essa sugestão que apresentamos, os tradutores e revisores teriam mais tempo para fazer um trabalho digno da Saga G e que imaginamos ser meta da Conrad: publicar trabalhos de qualidade!

Terceira questão:

Não menos importante é tratar da questão dos extras e nós fãs nunca recebemos uma resposta convincente do por que os extras que acompanham a saga g no Japão, não acompanharem os volumes nacionais. Foi nos dito que seria devido aos impostos e mais uma vez culpa do dólar americano. Pois bem, julgamos que a atual estabilidade de nossa moeda, frente ao dólar americano, permite a possibilidade de que esses extras sejam licenciados e vendidos aqui no Brasil.

Mesmo que há pouco tenhamos tratado da redução de preço do volume da Saga G, muitos fãs não se importariam de pagar um pouco mais por um volume com os extras como no Japão, aliás, muitos já desembolsam valores próximos a R$ 30,00 nas livrarias da liberdade por esses volumes, e se lá eles obtém esse preço em produtos que pagam impostos como quaisquer outros, cremos que em larga escala não seria difícil disponibilizar tais produtos.

Por fim, contamos com a colaboração da Conrad para ver de maneira sempre mais positiva a influência de Cavaleiros do Zodíaco no cenário do mangá nacional. Como fãs, estamos dispostos a ir às últimas conseqüências para ver em nossa terra um trabalho que beire ao máximo todo o brilho que vemos Cavaleiros do Zodíaco ter em sua terra natal.

Desde já gratos pela atenção

Grupo Gen Rou Mao Ken BR.