Proteger para Desenvolver sign now

Tъnel da Serra da Estrela mas, ferroviбrio. Uma nova linha de oportunidades.

Rumo a um Desenvolvimento verdadeiramente Sustentбvel pela Reinvenзгo Territorial do Interior, do Paнs, da Europa e do Planeta.

Obra estruturante, ъnica e fundamental, configura o derradeiro salto que se impхe sobre aquilo que й muito mais do que uma simples barreira fнsica, materializando um obstбculo mental e cultural profundo entre populaзхes prуximas geograficamente, mas em lados opostos.
Й ainda a uma escala mais alargada - a do prуprio territуrio nacional - que se deve situar uma intervenзгo que une mais que pessoas e lugares, ao colocar no mesmo caminho locais e recursos nunca antes relacionados entre si. Trata-se de um verdadeiro instrumento de coesгo entre Litoral e Interior profundo, vencendo-se um passado estrategicamente falhado em anбlise territorial ao transformar, а luz das necessidades e oportunidades actuais, um projecto com mais de 100 anos.
E se nunca fez sentido inundar um Parque Natural com pessoas e automуveis, muito menos haveria hoje espaзo para esta aparente soluзгo. Propхe-se assim uma reavaliaзгo total da ideia em torno de estradas na Serra da Estrela, pela sua conversгo em caminhos de ferro. Й bom lembrar a sintonia que se estabelece com aquilo que й a tendкncia um pouco por todo o lado, excepto Portugal, onde nгo sу nгo se acrescentou linha fйrrea em todos estes anos como se eliminou, lamentavelmente.
Vantagens existem tambйm em termos de custos de construзгo/exploraзгo/conservaзгo/seguranзa/ambiente com esta opзгo.

A UE possui mecanismos financeiros especнficos para zonas perifйricas afectadas por acidentes naturais de modo a contrariar lуgicas de escassez e isolamento, caracterнsticas essas que passam a jogar um papel determinante para a valorizaзгo local, dada a riqueza que constitui em si mesmo o patrimуnio natural intacto. Torna-se consequentemente evidente que, qualquer outra acзгo que faзa perigar este potencial terб efeitos contrбrios e extremamente perversos, o que se destaca com particular кnfase. A criaзгo de um Geopark na Serra da Estrela ou a reintroduзгo de espйcies, hб muito miragens, passariam a realidades.

Enquanto novidade no panorama ambiental e sуcio-econуmico - particularmente no sector turнstico - afigura-se como um elemento impulsionador de estratйgias atй agora nunca reunidas ou pensadas sequer. Й esta quebra inovadora na abordagem a um problema antigo, e da surpresa do mercado daн resultante que torna o projecto tгo marcante. Entre os seus maiores trunfos contam-se a viabilizaзгo de um produto turнstico tipo expresso-luso ou atй mesmo a reinvenзгo Sud-Express, a ligar Sintra а Serra da Estrela (na variante de projecto mais extensa) passando por sнtios igualmente emblemбticos e estendendo-se depois pelo Reino de Espanha via Salamanca. E o que dizer da possibilidade de aparecer, como que por magia (sem filas de trвnsito, stress ou poluiзгo, tudo o que se dispensa afinal!) no coraзгo da Serra da Estrela em pleno vale glaciбrio! Explorar a Natureza cada vez mais reabilitada; praticar actividades outdoor ъnicas; aprender ciкncia nas entranhas da terra; desfrutar de um spa e, passar a noite nas estrelas, para um regresso sem cansaзo... E, sem portagens! O dinheiro que se poupa em combustнvel e desgaste de materiais й assim o que permite pagar umas nano-fйrias ou tгo sу, uma visita аs origens, bem como um contributo decisivo na redistribuiзгo da riqueza e no estнmulo а fixaзгo de populaзхes em бreas isoladas.

A par do valor das paisagens de implantaзгo da obra, como as serras de Arganil, Lousг, Sicу, Alvaiбzere, ou as margens dos dois principais rios portugueses Zкzere e Mondego, ainda as do rio Alva, Ceira, Arunca e Lis entre outros -, destaca-se a elevada qualidade patrimonial das terras ligadas, algumas das quais ganhando definitivamente com este projecto o que perderam em sйculos de esquecimento, casos de Belmonte, Penela ou Oliveira do Hospital, nгo descurando sнtios incrнveis como Conimbriga.
A Plataforma Logнstica da Guarda ou o Geopark Naturtejo constituem valкncias com idкntico potencial de interacзгo e reciprocidade, situando-se na zona de influкncia imediata e directa da obra. O Parque do Douro Internacional, Foz Cфa e o seu patrimуnio arqueolуgico, ficam mais prуximos de uma via de comunicaзгo assente e dedicada a estas temбticas (possнvel extensгo da ligaзгo C. da Beira а linha do Douro e a Espanha), e da ambicionada visibilidade. Figueira da Foz cidade e as praias sгo outra das regiхes a beneficiar com o previsнvel incremento no fluxo de turistas, das Beiras e de Espanha.

Mas eis a Estrela peregrina dos caminhos de ferro em Portugal: Guarda Belmonte Covilhг Seia/Gouveia Oliveira do Hospital Arganil Lousг, com acesso a Coimbra ou continuaзгo para Sul por Miranda do Corvo Penela Pombal, onde se ligaria а linha do Norte. Com estas ligaзхes a Pombal e Leiria fecha-se o circuito com a linha do Oeste (de incrнvel beleza mas moribunda aos dias de hoje; e ao TGV caso ocorra), com tйrmino na Serra de Sintra e Cascais, que passariam a fornecer turistas a todo o paнs enquanto portas de excelкncia que sгo.

Esta oferta coloca no mapa um vastнssimo leque de possibilidades de circuitos turisticos nacionais com uma atractividade e potencial de rentabilizaзгo нmpar.
Ir para fora cб dentro ou fixar pessoas com efectividade e respeito pelo Ambiente passa incontornavelmente pela restruturaзгo da rede ferroviбria.

Variantes ao projecto existem em elevado nъmero sendo certa a sua interferкncia positiva e potenciadora com diversas infraestruturas consideradas na vasta бrea por onde se estende esta linha, foco e origem de sinergias insuspeitas, a saber:
Ligaзгo ao Douro; a Viseu (via Vimieiro/St.Є Comba Dгo); ao Oeste; a Nisa, Crato/Portalegre com ligaзгo a Badajoz e a Йvora (e ao TGV inaugurando uma dinвmica ferroviбria ъnica no territуrio) e ao Algarve, pela primeira vez possнvel de alcanзar por comboio com vantagem face ao automуvel.
A ligaзгo pelo centro do territуrio atй а fronteira garante ainda o acesso ao Nordeste de Espanha como contraponto a uma ligaзгo por TGV direcionada a Madrid. Produtos e filosofias diferentes e complementares.

Dificilmente a construзгo de uma infraestrutura revela um efeito de alavancagem tгo vasto e harmonioso. Consistente na criaзгo de riqueza em combinaзгo com os valores ambientais e no combate аs alteraзхes climбticas, possibilita o crescimento acompanhado de uma significativa diminuiзгo de impactes negativos. Racio de excelкncia que outras soluзхes, sem excepзгo, nгo encontram para idкnticos objectivos.

Nomeadamente ao nнvel da construзгo e/ou remodelaзгo de estradas (em torno do maciзo central ou em novos eixos Norte/Sul) hб lugar a economia e optimizaзгo de recursos, com a dispensa de novos traзados. Os automуveis poderгo ainda assim acompanhar os passageiros em trвnsito, mas o seu desincentivo deverб traduzir uma das maiores conquistas deste projecto - a mudanзa de atitude e a certeza de que, й possнvel e desejбvel por vezes viver sem carros, especialmente em бreas naturais.

Reunem-se aqui ideias que possam despoletar estratйgias maiores, espera-se, e nunca dividir. Agradece-se desde jб a todos quantos esboзam e investem em causas para o bem comum, tantas vezes а frente do seu tempo.

A quem partilhe da mesma visгo convida-se а participaзгo e а reflexгo.

Ver www.estrelaaofundotunel.blogspot.com

Angelita RiosBy: