PROPOSTA DOS ARTISTAS PARA O MUSEU DE ARTE CONTEMPORANEA (MAC - PORTO ALEGRE/RS) sign now

----> Proposta dos Artistas para o Museu de Arte Contemporвnea do RS Desde 4 de marзo de 1992, o Museu de Arte Contemporвnea, criado por meio do Decreto nє 34.205 com o objetivo de pesquisar, preservar e divulgar um acervo de arte contemporвnea regional, tem ainda como atribuiзгo desenvolver propostas educativas que visem a compreensгo da arte contemporвnea em suas vбrias modalidades.
O Museu de Arte Contemporвnea do RS, um уrgгo da Secretбria de Estado da Cultura (SEDAC), foi constituнdo para abrigar novos artistas e as novas tendкncias da Arte Contemporвnea. Porйm, o que ocorre neste momento й que o ъnico incentivo que recebemos por parte do governo й apenas, a abertura do espaзo de exposiзгo, obrigando os artistas novos a montar suas exposiзхes, confeccionar e enviar convites, divulgar na imprensa e ainda providenciar o coquetel de abertura, com todos os custos sustentados pelos artistas que muitas vezes estгo desprovidos de condiзхes para arcar com tal investimento. No entanto, o que mais aflige a comunidade artнstica й o fato de que o diretor do MAC / RS й o mesmo que administra o MARGS. Entendemos que as duas instituiзхes, tem em comum grande importвncia para a cultura do Estado, mas se diferenciam na polнtica cultural e no perfil administrativo. Enquanto o MARGS , estб consolidado no imaginбrio cultural e coletivo da sociedade gaъcha e brasileira, o MAC por sua vez perde em visibilidade.
Sem entrar no mйrito artнstico de quem expхe no MARGS, este museu pode abrigar grandes exposiзхes de artistas renomados, enquanto a funзгo do MAC й a de abrigar novos talentos e artistas emergentes. Й fato que , mesmo os dois museus sendo instituiзхes pъblicas, nгo recebem a mesma atenзгo por parte do governo do Estado.

Tendo em vista este cenбrio, a comunidade artнstica em geral entende que:
- Deve ser constituнdo um Conselho executivo formado por artistas, curadores , apreciadores de arte, representantes de ONGs de vнnculo artнstico, enfim, os verdadeiros produtores de arte no nosso estado, que estгo aptos para administrar o Museu. Isto seria algo verdadeiramente democrбtico e extremamente econфmico, pois se dispensaria a figura do Diretor e outros funcionбrios com Cargo em Comissгo, mantendo-se apenas os estagiбrios e funcionбrios de carreira para o trabalho de apoio logнstico ao conselho.
- Seria atribuiзгo deste conselho estabelecer uma agenda , e a captaзгo de apoiadores logнsticos para fomentar a produзгo cultural do estado. A intenзгo й ocupar o MAC durante o ano inteiro, demonstrando o seu verdadeiro potencial, inclusive enquanto atraзгo turнstica.
- Assim como o Museu do Trabalho , uma instituiзгo que й administrada por um conselho e uma direзгo.

Howard GarnerBy:
MusicIn: