Projecto Estoril-Sol sign now

PROJECTO ARQUITECTURA ESTORIL-SOL RESIDENCE

Boas tardes Sras. e Srs., Meninas e Meninos,

Licenciei-me em Design de Interiores, pela Metropolitan University of London, onde, nуs Designers, aprendemos sobre os materiais e o impacto deles com a natureza, tanto com o Ser Humano como com o Ambiente, e penso que em Arquitectura deverгo aprender o mesmo.

Depois de ter a noзгo da natureza do projecto proposto e aceite pelo ArqєGonзalo Byrne, pela Cвmara de Cascais e pelo Ministйrio de Ordenamento do Territуrio, venho por este meio comeзar uma Petiзгo contra o projecto, devido a vбrias razхes:

1 Com os problemas do Aquecimento Global, que deveria interessar, a nуs, aos nossos filhos, aos filhos dos nossos filhos, e sucessivamente, (isto se tivermos filhos, senгo tivermos nгo nos interessa ? ), os paнses ditos mais desenvolvidos, jб comeзam a desenvolver projectos e os prуximos construнdos sгo todos Amigos do Ambiente.
Nуs, comeзamos a construir agora com materiais que eles comeзaram a construir nos ъltimos 10,20 anos, e que logo apуs, eles reparam que os materiais utilisados nгo eram os mais correctos para o ambiente.
Tomam entгo medidas contra isso.
Nуs temos de estar sempre atrasados em relaзгo ao Mundo?

2 O Ferro e o Vidro sгo materiais de maior gasto de energia, tanto para fabrico como para reciclagem.

3 O Ferro e o Vidro sгo os materiais que mais aquecem o Mundo. Isto й muito simples de se entender.
Quando era nova aprendi uma experiкncia de como comeзar fogo sem lume; com um pedaзo de vidro e sol. Debaixo da amostra de vidro coloca-se uma folha de papel, o sol incide sob o vidro e comeзa a aquecer, passado uns minutos o papel incendeia.
Com isto, pensem, o que farб tanta аrea de vidro exposta ao sol.
Vai aquecendo tudo а volta.
O ferro tambйm nгo й muito difнcl de perceber. Todos nуs penso que jб tocаmos num ferro que tenha estado pouco tempo exposto ao sol, e assim que tocamos no ferro queimamos a nossa querida pele.
Para resolver, ou eu diria, abafar este problema, utilizamos os famosos ares condicionados que tambйm eles sгo mais uma grande causa do aquecimento global!

4 As vistas sгo belas, dizem-nos, e eu pergunto: de onde? Sу se fфr de dentro do jб chamado Estoril-Sol Residence, falado em Portuguкs, porque de fora deixamos de ver o lindo Parque de Palmela, que ao terem demolido o Hotel Estoril-Sol passou-se a ver, como quando se estб no Parque deixa-se de ver o mar. O fabuloso Mirage Hotel deixarб de ter as vistas para Cascais.

5 A razгo que pela qual nos dгo de terem demolido o Hotel Estoril-Sol era pela sua grandiosidade. Este parece mais pequeno?

6 O que й que este estilo tem que haver com a antiga vila dos pescadores, que tanto atrai locais como turistas? E porque queremos ser iguais aos outros paнses, que atй jб se confunde se й Nova Yorke ou Londres ou Berlim?

7 Foi com as Torres das Amoreiras que comeзou o comeзo do dito desenvolvimento de Lisboa, e continuamos pelo mesmo caminho agora em Cascais.

8 Estб a decorrer no momento exposiзхes para salvarmos o Planeta, executados por parte do Municнpio e da Cвmara de Cascais, mйtodos para reciclagem, workshops com crianзas para estarem atentas ao nosso Ambiente, e mais entretenimentos em relaзгo а Natureza, mas isto tudo serб para que finalidade?
Passo a dizer que nгo entendo como obras desta natureza de materiais й admissнvel por parte da Cвmara e dos mesmos que tentam e instruem aos mais novos como ajudar o nosso Ambiente.

Existe, de momento, um blog da Cidadania de Cascais: http://cidadaniacascais.blogspot.com, onde vemos votos ao que se hб-de fazer com o Hotel Atlвntico e o edifнcio Cruzeiro. Para depois, a partir deste Projecto do EstorilSolResidence continuarem com Hi-Tec buildings atй а cidade de Lisboa?
Aproveito tambйm para dizer que faz umas semanas que Bob Geldof, organizador do LiveAid e 8, e Defensor dos Direitos Humanos, veio a Portugal dizer e pedir para termos cuidado pois somos o paнs que estб no momento a poluir mais. E o que tem mais projectos de construзгo no futuro prуximo; em vez de utilizarmos a Arquitectura Sustentбvel para nosso bem, dos nossos filhos e futuro. Ele fala em Angola principalmente, e que estб tudo mal distribuido.
Angola no momento й o paнs mais rico e tambйm o mais pobre; e isto sу mostra quanta corrupзгo existe.

E jб agora vou falar do Assustador Hospital de Cascais. Estб hб anos Mal Tratado; funcionбrios estгo hб anos sem se interessar Minimamente em que condiзхes trabalham; pacientes saiem de lб mal tratados e muitas vezes pior que entraram com tantos vнrus e bactйrias pelos ares; a Cвmara nгo faz nada; o Ministйrio da Saъde nгo faz nada durante anos E anos e somente este ano foi Posta a 1Є Pedra do Novo Hospital e acham uma victуria. Quanto tempo demora um Hospital Necessбrio e Imprescindнvel para o bem estar de uma Comunidade ? E pergunto tambйm, ou vamos ver, quanto tempo vгo demorar a pфr a 1Є Pedra para o residence estoril-sol ? A escavatura jб lб estб mas ainda.

Fico a pensar que nуs nгo temos nem coraзгo nem cabeзa.

Penso que estamos numa altura certa de nos desenvolvermos e sermos mais cuidados connosco, com o nosso ambiente, com os nossos filhos e com a regiгo.

Agradecimentos!

Autumn DickersonBy:
FoodIn:
Municipio e Cвmara de Cascais e ao Ministro do Ambiente, Ordenamento do Territуrio e Desenvolvimento Regional