Prioridade ao transporte público para população de Florianópolis sign now

Abaixo-assinado pela priorização ao transporte público de usuários em detrimento do transporte particular, em Florianópolis - Santa Catarina, Brasil.

Considerando:
- a poluição do ar e ambiental, causada pelos gases emitidos pelo excesso de veículos nas ruas, além de poluição sonora;
- os engarrafamentos e problemas no trânsito de Florianópolis, cada vez mais freqüentes;
- parte da a população de Florianópolis e de seus visitantes, deseducados, que circulam sozinhos em seus veículos agravando estes problemas.

> Então, solicitamos que TODAS AS RUAS E AVENIDAS que possuem mais de uma pista no mesmo sentido, tenham no mínimo uma EXCLUSIVA para ônibus (e veículos de transporte público coletivo, além de veículos de urgência naturalmente).

> Que todos os veículos públicos movidos a diesel, sejam adaptados à utilização também de óleo vegetal (ex.: óleo queimado de cozinha), que deve ser recolhido em postos de entrega voluntária e nos restaurantes, e deve ser utilizado nestes veículos.

Solicitamos aos governantes que tomem providências a fim de facilitar a circulação de veículos de transporte coletivo em Florianópolis, conforme descrito a seguir.

------------------------------
Razões detalhadas:

A Prefeitura através do IPUF (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), passando por cima da lei municipal que prioriza as decisões tomadas pelas comunidades, mudou o Plano Diretor algumas vezes, sem as necessárias consultas públicas, alterando diversos interesses, principalmente em relação aos gabaritos das construções, ampliando as ocupações por área. Consequentemente o trânsito de veículos tem se tornado terrível em uma cidade que é localizada em uma ilha. E a Prefeitura tenta então tomar soluções paliativas como a abertura de novas estradas (veja artigos em: http://ises-do-brasil.blogspot.com/2007/11/avenida-passar-por-dentro-de-parque.html ).

Algumas soluções são fundamentais para a questão da acessibilidade, e além do fator ambiental, que é fundamental, o argumento técnico é muito importante pois construir novas avenidas não é a melhor solução para nossa cidade.

A prefeitura tem intenções de tornar algumas ruas de mão-dupla em sentido único a fim de amenizar este problema.

Se a preocupação, além de ambiental, é o bem estar da MAIORIA da população (que fica de pé esmagada nos ônibus em meio aos engarrafamentos do verão) em detrimento da minoria que pode usar automóvel com ar condicionado, a solução é aproveitar todas essas vias que possuem no mínimo duas vias na mesma direção, reservando uma delas com EXCLUSIVIDADE para veículos de transporte coletivo e emergenciais.

Isto pode ser aplicado de imediato, apenas colocando sinalização, tartaruguinhas (e campanhas de alerta e educação além de altas multas para quem desrespeitasse as pistas exclusivas).

Locais onde devem ser aplicadas de imediato, em todas as avenidas, cito algumas:
Continente: Fulvio Aducci, Gaspar Dutra, 14 de julho, Ivo Silveira, Via Expressa (BR 282), Patrício Caldeira de Andrade, Des. Pedro Silva, Max de Souza;
Centro: Antonio Pereira Oliveira Neto, Gustavo Richard,Pedro Bittencourt; Paulo Fontes, Hercílio Luz, Silva Jardim, Mauro Ramos, Praça XV de novembro, Tenente Silveira, Rio Branco, Felipe Schmidt, Arno Hoeschel, Osmar Cunha, Jerônimo Coelho, Othon Gama D'Eça, Bocaiúva, Trompowski, Alm. Lamego, Beira-mar (em toda sua extensão da rodoviária até a UFSC);
Heitor Blum, Frei Caneca, Rui Barbosa;
Trindade e arredores: Av. da Saudade, Madre Benvenuta, Maria Flora Pausewang, Vitor Lima, Cesar Seara (Romualdo de Barros e Antônio Edu Vieira quando tiverem sentido único formando um anel viário), Rod. Admar Gonzaga (SC-404, que poderia ser duplicada apenas para isto nos trechos onde ainda não é) e SC-401;
Lagoa: Afonso Delambert Neto, Moacyr Pereira Junior (e Av. das Rendeiras quando for duplicada);
E algumas outras nas demais regiões da cidade.

Desta forma o usuário de transporte coletivo jamais, ou dificilmente (apenas em algumas poucas ruas) perderia tempo preso no trânsito. E a medida que o transporte coletivo esteja funcionando, os usuários de transporte particular irão pensar melhor antes de usar o carro, ainda mais com um ou dois passageiros apenas.
Isto reduziria a poluição consequentemente.

Exemplo de medida semelhante a esta foi aplicado em diversas cidades, como São Paulo durante a administração da Marta Suplicy, tendo ótimos resultados. E lá eles já contam com outros transportes prioritários para passageiros, como os metrôs. Mesmo assim foi de grande vantagem para usuários a priorização de vias para os ônibus. Com o aumento do uso de transporte coletivo pela população seria aumentado naturalmente os ganhos da prefeitura, e possivelmente propiciaria a redução do preço da passagem, devido à grande procura (pela simples lei da oferta e procura).

Assim, mais uma vez:

às autoridades da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Câmara Municipal de Florianópolis e IPUF, solicitamos

- que TODAS AS RUAS E AVENIDAS que possuem mais de uma pista no mesmo sentido, tenham no mínimo uma EXCLUSIVA para ônibus (e veículos de transporte público coletivo, além de veículos de urgência naturalmente).
- que todos os veículos públicos movidos a diesel, sejam adaptados à utilização também de óleo vegetal (ex.: óleo queimado de cozinha), que deve ser recolhido em postos de entrega voluntária e nos restaurantes, e deve ser utilizado nestes veículos.

Goal reached !

browse all the signatures