Por uma polнtica de difusгo de lнngua na Guinй-Bissau sign now

A Guinй-Bissau foi, durante o tempo colonial, o patinho feio da administraзгo portuguesa. Hoje, a polнtica de Portugal para com este paнs continua a ser vergonhosa. A Guinй-Bissau continua a ser, para Portugal, um patinho feio, menos importante que Angola, Moзambique, Cabo Verde e Sгo Tomй e Princнpe.

Os senhores do palбcio das Necessidades (Ministйrio dos Negуcios Estrangeiros) perdem o seu tempo a fazer lobbing em favor da influкncia de Portugal nos destinos do paнs, metendo o bedelho na polнtica interna da Guinй-Bissau. Os resultados estгo а vista: a instabilidade parece nгo querer largar esta terra. Este lobby de corredor nгo tem efeitos prбticos no terreno e esquece aquilo que deveria ser essencial: o ensino e a difusгo da lнngua de Camхes, em particular; o ensino, em geral.

Neste momento a Guinй-Bissau tem cerca de 25 professores a ensinar portuguкs nas escolas. Й manifestamente pouco, para ensinar uma populaзгo que na grande maioria nгo fala a lнngua de Camхes. Hб alunos universitбrios, na Guinй-Bissau, que nгo sabem falar portuguкs! Se esta situaзгo й fruto de diversos factores, que nгo importa agora referir, й tambйm, culpa da lusofonia (e de Portugal), que nгo tem uma polнtica cultural nem de difusгo da lнngua na Guinй-Bissau.

Recentemente Portugal mandou embora o conselheiro cultural da embaixada, pessoa responsбvel pela бrea da cultura e difusгo da lнngua. Esta pasta ficarб, daqui para a frente, sem um titular em dedicaзгo exclusiva. Fechou tambйm para obras (eternas) o pobre centro cultural - que й um barracгo anexo аs instalaзхes da embaixada. Quem vк as instalaзхes do centro cultural portuguкs e do centro cultural francкs, bem como as actividades desenvolvidas em cada um deles, sente vergonha em ser Portuguкs.

Hб anos que estб projectado um novo centro, mas a decisгo de o construir perde-se em carimbos, indecisхes quanto ao local para o instalar e falta de dinheiro para erguer o edifнcio. Enquanto isso a francofonia ganha vantagem na Guinй-Bissau, paнs cujos governantes tкm tido, atй aqui, orgulho em pertencer а lusofonia.

A Franзa, atravйs do Institut de la Francophonie, tem planeado para breve enviar a Dacar, Senegal, grande parte dos quadros da Бfrica Ocidental a exercer funзхes na administraзгo pъblica (a Guinй-Bissau foi incluнda no plano). O objectivo й simplesmente ensinar francкs а administraзгo deste lado de Бfrica. A decisгo partiu de Paris depois de um responsбvel polнtico de um paнs da Бfrica Ocidental (maioritariamente francуfona) ter falado com Chirac em Inglкs. Aguarda-se ansiosamente o dia em que um alto dirigente guineense tenha a coragem de falar com Cavaco, Sуcrates ou Freitas em francкs. Talvez aн Portugal abra os olhos para o facto de estar a falhar na difusгo da lнngua portuguesa na Guinй-Bissau.

Se quiser ajudar a Guinй-Bissau a desenvolver-se e a falar portuguкs, assine esta petiзгo, carregando no link indicado abaixo. As assinaturas serгo enviadas para o Ministйrio dos Negуcios Estrangeiros de Portugal. Se gosta da Guinй-Bissau, se concorda com o facto de a polнtica de difusгo da lнngua portuguesa ser indigna, se gostava de ver Portugal adoptar outra polнtica nesta бrea, faзa-se ouvir!

Marc SolomonBy:
Entertainment and MediaIn: