Por uma Operação Triunfo mais justa sign now

(Esta petição será posteriormente enviada para a RTP Por favor assinem)

Porto, 06 de Janeiro de 2008

Exmos. Senhores,

Na sequência da última gala do programa Operação Triunfo, emitida dia 05/01/2008, sentimos necessidade de redigir esta missiva, dado a conturbada situação que se passou com o concorrente Salvador Sousa.

Embora não tivessem sido dadas explicações conclusivas e específicas sobre o referido incidente, pudemos apurar o seguinte:

O concorrente Salvador Sousa foi retirado do concurso por ter um familiar actualmente a trabalhar na RTP, algo que uma das cláusulas contratuais proibia expressamente.

A situação foi denunciada por um user no fórum on-line da OT3, de seu nickname Justiceira, que alegadamente possuía uma cópia do contrato.

De facto, embora o primeiro ponto fosse divulgado, não foram dadas explicações convenientes, pelo que nós, como público, gostaríamos de perceber como realmente se passou tudo o que deu origem a este incidente.

Se, de facto, o concorrente Salvador Sousa esteve no programa em situação irregular, então seria de louvar que o dinheiro ganho pela RTP e ENDEMOL à custa dos votos para a posição de favorito ou para salvar o dito concorrente da expulsão, caso não possa ser devolvido aos que votaram, seja entregue a uma instituição de caridade. O público do programa, do qual fazemos parte, sentir-se-ia menos lesado, uma vez que também participa no programa através das votações.

O facto de o concorrente Salvador Sousa ter estado irregularmente na Operação Triunfo lesa, ainda, outros concorrentes que foram expulsos em nomeação conjunta com o Salvador. Gostaríamos que estes fossem compensados de alguma forma.

Quanto ao dinheiro que o concorrente em questão recebeu aquando das vezes em que alcançava o estatuto de favorito, consideramos que cabe à produção da Operação Triunfo agir da maneira que achar melhor, quer considere que o concorrente Salvador Sousa merece ficar com o montante em questão, quer considere que este não lhe deve ser atribuído pela sua situação irregular, e assim seja atribuído ao segundo concorrente mais votado para favorito nas galas em que o Salvador Sousa alcançou esse estatuto.

Não queremos, com isto, lesar o concorrente Salvador Sousa. Acreditamos piamente, pelo pouco que nos foi dado a conhecer, que esta seja uma hora bastante difícil para ele. Apenas lutamos por um programa mais justo, mais transparente, no a produção se pronuncie quando se verificam irregularidades e no qual o público seja informado de todas as situações, regulares ou não.

Rosemary SharpBy:
International PolicyIn: