Por uma Comissão da Verdade Ideologicamente Neutra sign now


Nós, cidadãos que assinam este abaixo-assinado, expressamos nosso acordo com os termos do texto abaixo:



"A COMISSÃO DA VERDADE?

A verdade é o apanágio do pensamento, o ideal da filosofia, a base fundamental da ciência. Absoluta, transcende opiniões e consensos, e não admite incertezas.

A busca do conhecimento verdadeiro é o objetivo do método científico. No memorável Discurso sobre o Método, René Descartes, pai do racionalismo francês, alertou sobre as ameaças à isenção dos julgamentos, ao afirmar que a precipitação e a prevenção são os maiores inimigos da verdade.

A opinião ideológica é antes de tudo dogmática, por vício de origem. Por isso, as mentes ideológicas tendem naturalmente ao fanatismo. Estudando o assunto, o filósofo Friedrich Nietszche concluiu que as opiniões são mais perigosas para a verdade do que as mentiras.

Confiar a fanáticos a busca da verdade é o mesmo que entregar o galinheiro aos cuidados da raposa.

A História da inquisição espanhola espelha o perigo do poder concedido a fanáticos. Quando os sicários de Tomás de Torquemada viram-se livres para investigar a vida alheia, a sanha persecutória conseguiu flagelar trinta mil vítimas por ano no reino da Espanha.

A Comissão da Verdade de que trata o Decreto de 13 de janeiro de 2010, certamente, será composta dos mesmos fanáticos que, no passado recente, adotaram o terrorismo, o seqüestro de inocentes e o assalto a bancos, como meio de combate ao regime, para alcançar o poder.

Infensa à isenção necessária ao trato de assunto tão sensível, será uma fonte de desarmonia a revolver e ativar a cinza das paixões que a lei da anistia sepultou.

Portanto, essa excêntrica comissão, incapaz por origem de encontrar a verdade, será, no máximo, uma Comissão da Calúnia.



Pedimos então que o congresso não permita que seja criada uma comissão da verdade ideologicamente inclinada em favor de um dos protagonistas da história do Brasil recente, isto é, aqueles que faziam parte da luta armada e seus militantes. Acreditamos que a verdade está acima de ideologias e que não haverá verdade alguma se a comissão não primar pela neutralidade ideológica.

Por fim, esperamos que esta comissão da verdade não cometa os mesmos erros da comissão de anistia que muito tem onerado o tesouro com indenizações concedidas a militantes de esquerda que comprovadamente cometeram crimes durante o regime militar.

Sign The Petition

Sign with Facebook
OR

If you already have an account please sign in, otherwise register an account for free then sign the petition filling the fields below.
Email and the password will be your account data, you will be able to sign other petitions after logging in.

Privacy in the search engines? You can use a nickname:

Attention, the email address you supply must be valid in order to validate the signature, otherwise it will be deleted.

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Shoutbox

Who signed this petition saw these petitions too:

Sign The Petition

Sign with Facebook
OR

If you already have an account please sign in

Comment

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Goal
0 / 50

Latest Signatures

No one has signed this petition yet

Information

Stefanie DennisBy:
SustainabilityIn:
Petition target:
Congresso Nacional

Tags

No tags

Share

Invite friends from your address book

Embed Codes

direct link

link for html

link for forum without title

link for forum with title

Widgets