Por mais comboios urbanos na linha de Sintra sign now

Com a abertura do túnel do Rossio, mais uma vez, os utilizadores da linha de Sintra se viram privados de mais uns quantos comboios urbanos. Quando tanto se fala em promover o uso dos transportes públicos, a CP faz precisamente o contrário, tirando comboios de circulação. Vejamos:

- Antes da abertura do túnel do Rossio, tínhamos, fora das horas de ponta e do período da noite, comboios a circularem de 10 em 10 minutos com destino a Roma-Areeiro, e de 20 em 20 minutos com destino a Sintra ou a Mira Sintra/Meleças, alternadamente. Agora temos comboios de 20 em 20 minutos com destino a Roma-Areeiro ou Rossio, mantendo-se os destinados a Sintra e a Mira Sintra/Meleças. Efectivamente, as coisas 'no horário' não mudaram muito, mas, na prática, não nos podemos esquecer que os comboios no sentido Sintra-Lisboa foram reduzidos para metade, pois em vez de apenas um destino (Roma-Areeiro), agora temos dois (Rossio e Roma-Areeiro), e é bem sabido que as estações com maior fluxo de utentes são as terminais em Lisboa.

- Antes da abertura do túnel tínhamos comboios a partirem de Sintra de 15 em 15 minutos durante o fim-de-semana e dias feriados, cuja reposição foi tão propagandeada pela CP aqui há uns tempos atrás. Agora, voltando atrás na sua decisão, a CP retoma a circulação dirigida ao Rossio apenas de 20 em 20 minutos, 'desculpando-se' com comboios a partirem, não de Mira Sintra/Meleças ou Cacém, mas sim de Monte Abraão, e com destino a Alverca, de 30 em 30 minutos.

- Já para não falar dos comboios semi-directos durante as horas de ponta, cuja circulação foi suprimida, e do 'velhinho' último comboio que partia do Rossio às 02h07 e que foi agora substituído por um às 01h31 durante a semana, ou 01h21 durante os fins-de-semana e feriados...

Porque a linha de Sintra se encontra cada vez mais povoada. Porque as alternativas rodoviárias são cada vez menos uma opção. Porque se, antes do fecho do túnel, havia circulação de comboios de 15 em 15 minutos, fora dos períodos de ponta, com destino a Rossio/Sintra e a Roma-Areeiro/Meleças, ou só ao Rossio/Sintra durante o fim-de-semana e feriados, não custava nada, pelo menos, reporem esse horário.
Por tudo isto, e mais ainda, queremos uma maior e melhor circulação de comboios urbanos na linha de Sintra!

Aimee SnowBy:
SustainabilityIn: