Petiзгo pelo "tu" no trabalho. sign now

Sr. Doutor,

Sr. Engenheiro,

Sr. Doutor Engenheiro,

Quantos de nуs jб nгo fomos chamados por estes graus acadйmicos (possuindo-os ou nгo), ou fomos obrigados a chamar alguйm por esse mesmo titulo, por ser educado ou socialmente correcto...

Esclarecendo os menos esclarecidos,

-----------

Grau acadйmico й um tнtulo conferido por um estabelecimento de ensino superior em reconhecimento oficial pela conclusгo, com sucesso, de todos os requisitos de um ciclo de estudos (curso).

* Grau de bacharel (em extinзгo)

* Grau de licenciado (1.є ciclo da organizaзгo decorrente do Processo de Bolonha)

* Grau de mestre (2.є ciclo da organizaзгo decorrente do Processo de Bolonha)

* Grau de doutor (3.є ciclo da organizaзгo decorrente do Processo de Bolonha)

Й frequente distinguir dois nнveis nos graus acadйmicos: o nнvel de graduaзгo e o nнvel de pуs-graduaзгo.

Esta distinзгo tem mostrado algumas ambiguidades na sua aplicaзгo.

No uso mais frequente destes conceitos em Portugal, o grau de licenciado (como anteriormente o grau de bacharel) situa-se no nнvel de graduaзгo; os graus de mestre e de doutor situam-se no nнvel de pуs-graduaзгo.

---- // -----

Relativamente ao termo Engenheiro:

A Ordem dos Engenheiros й a associaзгo pъblica representativa dos licenciados em Engenharia que exercem a profissгo de engenheiro e de regulaзгo profissional dos engenheiros Portugueses.

Uma das suas atribuiзхes й a responsabilidade atribuiзгo dos tнtulo profissional de "Engenheiro", legalmente necessбrio para a actuaзгo em determinadas бreas do вmbito da Engenharia.

Podem ser membros da Ordem dos Engenheiros, os Licenciados em Cursos de Engenharia acreditados na Ordem os Engenheiros. Os licenciados em cursos nгo acreditados poderгo ser admitidos, mediante a realizaзгo de um exame de acesso. Em todo o caso todos tкm que prestar provas atravйs de estбgio formal ou curricular para se tornarem Membros Efectivos.

-----------

Ora o que se pretende й que acabemos com estas formalidades!

Jб nгo basta a sociedade Portuguesa (com o arrasto do nosso idioma, do qual tanto nos orgulhamos), obrigar-nos a tratar outras pessoas por "vocк", "senhor", e nunca na 2Є pessoa do singular, "tu"!

Nгo pretendemos ser tгo radicais quanto isto, apesar de achar-mos que tal й necessбrio para a evoluзгo da nossa sociedade.

Como pensamos que o organismo Estado deve dar o exemplo (e habitualmente serve de arranque aos organismos privados), o que propomos й que o governo Portuguкs emitida uma circular a cada um dos organismos do Estado, pedindo aos seus colaboradores para deixarem de tratar terceiros pelo grau acadйmico que possuam.

Joni BlackburnBy:
Technology and the InternetIn:
Governo Portuguкs