Petição pelo resgate para Portugal dos militares mortos na Guerra do Ultramar sign now

Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República Portuguesa,

As cidadãs e cidadãos abaixo assinados vêm, ao abrigo do Decreto-Lei nº. 43/90, de 10 de Agosto, com as alterações que lhe foram introduzidas pela Lei nº. 6/93 de 1 de Março, e pela Lei nº. 15/2003, de 4 de Junho, pedir à Assembleia da República o seguinte:

Que o Estado Português resolva o problema do abandono de muitos dos seus mortos da guerra do Ultramar, os quais foram deixados, espalhados por locais indignos da Guiné, Angola e Moçambique.

Entendemos, também, que as comemorações anuais do dia 10 de Junho, dia de Portugal e das Comunidades, continuarão ensombradas enquanto não for feita justiça à sua memória, libertando-os do esquecimento, resgatando os seus restos mortais e trazendo-os para Portugal.

Esta acção teve início no dia 10 de Junho de 2008 e tem, como objectivo único, recuperar os restos mortais desses milhares de soldados portugueses e entregá-los às suas famílias. Queremos que, num próximo 10 de Junho, um navio aporte a Lisboa, local de onde um dia partiram para não regressar, e traga aqueles que se bateram pela bandeira de Portugal e deram a vida por ela.

Este é o nosso propósito, e dos milhares de portugueses que subscrevem a presente petição: para que, juntos, consigamos levar até ao fim esta nossa - de todos - nobre missão.
Para que esta seja conseguida, podem V. Exas. contar incondicionalmente connosco, ANTIGOS COMBATENTES DE PORTUGAL, para o que entenderem como necessário, com as famílias dos que deram a vida por Portugal e que por lá ficaram, e outros cidadãos que quiseram também solidarizar-se com este movimento.

Krista McconnellBy:
HealthIn: