PETIÇÃO PELA REVITALIZAÇÃO URBANA DO CENTRO HISTÓRICO DE VISEU sign now

PETIÇÃO PELA REVITALIZAÇÃO URBANA DO CENTRO HISTÓRICO DE VISEU

Os Cidadãos de Viseu, em geral, e os Cidadãos residentes, proprietários e trabalhadores do comércio e serviços do Centro Histórico de Viseu, entendem ser urgente a realização de um debate público, tão amplo quanto possível, sobre o futuro e sobre a Estratégia de Revitalização Urbana do Centro Histórico de Viseu (CHV).

Desta forma, os Cidadãos, apelam à Assembleia Municipal de Viseu, à Câmara Municipal de Viseu e à Associação de Comércio e Serviços de Viseu, para que promovam esse debate, integrando nele e na Unidade de Acompanhamento , que entretanto foi criada, todos os actores sociais daquela zona tão importante da nossa cidade.

O CHV, um pouco como acontece com a maioria dos Centros Históricos de outras cidades do país, encontra-se num processo de degradação, deterioração, abandono e obsolescência sobretudo no que respeita à maioria do seu parque habitacional. É, por isso, imperiosa a intervenção pública, através da implementação de um conjunto de políticas com capacidade inovadora e com potencial gerador de novos investimentos privados.

O Debate Público sobre o Futuro Programa de Revitalização é muito importante que se desenvolva com a participação de toda a comunidade. Este envolvimento alargado é para nós uma condição essencial para o sucesso das iniciativas e projectos que entretanto se venham a implementar, uma vez que permitirá auxiliar o planeamento e a implementação de uma estratégia bem sucedida, auxiliando ainda na avaliação os resultados das acções e provocando uma maior disseminação e continuidade de futuras intervenções.

O Futuro Programa de Revitalização deve, ainda, implementar uma metodologia aberta de coordenação, sendo a Comunidade co-autora de todo este processo. Nesse sentido pode e deve ser um forte instrumento de acção e participação política por parte dos Cidadãos e um reforço claro da Democracia Participativa na nossa cidade.

Os Cidadãos de Viseu

Goal reached !

browse all the signatures

Cora GrantBy:
FoodIn:
pelo debate e reabilitação do CHV