Petição pela Implantação do Diaconado Permanente na Arquidiocese de Belo Horizonte sign now

Ao
Exmo. Sr. Arcebispo Metropolitano da Arquidioce de Belo Horizonte/MG Brasil
D.D. Dom Walmor Oliveira de Azevedo
e
ao Povo de Deus desta Arquidiocese, representados em sua III APD Assembléia do Povo de Deus

Nós, leigos e leigas, religiosos e religiosas, diáconos permanentes e transitórios, sacerdotes e bispos, fraternos e respeitosos a esta Igreja Particular e conhecedores da caminhada do GMV-BH Grupo da Maturidade Vocacional Santo Estevão e seus vocacionados; a exemplo das várias solicitações que antecederam e que em junho de 1963 chegou como Petição Oficial ao Concílio Vaticano II, solicitando a restauração do Diaconado Permanente como grau próprio e independente da hierárquia da Igreja, como fruto dos Circulos Diaconais; nos motivamos a fazer expresso nosso apoio à causa diaconal, de forma muito particular, diante da proximidade da III APD Assembléia do Povo de Deus desta vossa Arquidiocese, emitindo nossa Petição pela Implantação do Diaconado Permanente na Arquidiocese de Belo Horizonte, considerando a riqueza deste ministério numa perspectiva de uma Igreja cada vez toda ministerial e no bem que as ações caritativas em primeiro lugar, seguidos da evangelização-formação e liturgia farão a tanta gente, desta porção do povo de Deus.

Abaixo subscrevemos esta petição,

Um pouco sobre o GMV-BH
O GMV-BH Grupo da Maturidade Vocacional, iniciou seus encontros em 17 de julho de 2005, buscando ser uma resposta ao pedido da II APD, no ponto Testemunho de Comunhão, quando se pede como Ações Evangelizadoras no nº 3 (número três) - Investir na pastoral familiar e nos ministérios, artigo d) Criar uma comissão para iniciar a reflexão sobre a instituição do diaconato permanente, no âmbito dos Ministérios.
Este grupo, o GMV-BH, vem se reunindo periodicamente desde então, como grupo vocacional de discernimento e engajamento pastoral mais intenso na vida da Igreja arquidiocesana e bons frutos já tem sido colhidos como expressão sincera de uma filiação, obidiência e diaconia batismais e eclesiais, exemplo disso, os apoios e presença em atividades e projetos como o Teologia Viva, o SAV, as formações internas e abertas sobre os temas das Campanhas da Fraternidade, dos meses bíblicos (setembro), em breve o grupo se prepara para dar um passo a mais no serviço aos irmãos e irmãs, com engajamento na Pastoral da Saúde e na organização de um grupo de ministros das Exéquias. (Fonte: site www.gmvbh.rg3.net)

Araceli HuangBy:
Culture and SocietyIn:
Dom Walmor Oliveira de Azevedo - Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Belo Horizonte/MG Brasil