PETIЗГO PARA TORNAR OFICIAL O IDIOMA PORTUGUКS NAS NAЗХES UNIDAS sign now

PETIЗГO PARA TORNAR OFICIAL O IDIOMA PORTUGUКS NAS NAЗХES UNIDAS

Fundamenta proposta а Organizaзгo das Naзхes Unidas para oficializar o Idioma Portuguкs.

Considerando que mais de 250 milhхes de pessoas se expressam no idioma portuguкs, com importante presenзa sуcio-cultural e geopolнtica em vбrias naзхes de todos os continentes, sendo a 5a mais falada no mundo (em nъmeros absolutos), a 3a entre as consideradas lнnguas universais de cultura e uma das 4 faladas nos seis continentes;

Considerando que uma lнngua, alйm de meio de comunicaзгo, expressa conteъdo existencial, modos de sentir, de pensar e de viver de grupamentos humanos, constituindo, atravйs dos sйculos, uma identidade cultural, com peculiar criatividade, valores йtico-sociais e sentimentos coletivos, refletidos no idioma que sгo intraduzнveis e que necessitam continuar vivendo e revelando culturas;

Considerando que a lusofonia vem se situando de forma crescente em vбrias partes do mundo, pelos seus escritores, poetas, inventores, cientistas, artistas, somando-se desde os navegadores e descobridores que fizeram sua histуria, com significativa presenзa nos meios de comunicaзгo de massa atravйs de telenovelas, noticiбrios, reportagens, etc, projetando-se na literatura, mъsica, esportes e artes em geral;

Considerando que nosso idioma, ao se tornar oficial no universo da ONU, colocando-se em condiзхes de igualdade com outros idiomas, й ato de respeito e apoio аs comunidades das naзхes de lнngua portuguesa, valorizando sua unidade e participaзгo sуcio-econфmico-cultural no contexto internacional;

Considerando o trabalho da Comunidade dos Paнses da Lнngua Portuguesa / CPLP, que tem alcanзado novos contornos nas relaзхes internacionais, minimizando conflitos ideolуgicos do passado e ressaltando suas potencialidades nacionais e parcerias internacionais, com documentos de Chefes de Estado e de Governo das oito naзхes, em projetos de cooperaзгo que estгo dando corpo e alma aos fundamentos dessa nova Comunidade;

Considerando que a comunidade CPLP tem se empenhado em valorizar os seus trкs pilares da polнtica, da economia e da cultura, que colocam em conexгo, de maneira respeitбvel, a Бfrica, a Amйrica Latina e a Europa, enfatizando o carбter universalista da lusofonia, que cada vez mais se afirma em nнvel supra-nacional;

Considerando que a iniciativa de tornar oficial o idioma portuguкs na ONU estarб, por justiзa e mйritos, prestando um histуrico serviзo aos paнses de lнngua portuguesa, que constituem uma comunidade presente e atuante em todos os Continentes, com expressivo contingente populacional, incluindo: Brasil, com 180 milhхes de habitantes, uma das dez maiores economias do mundo, lнder natural do MERCOSUL; Portugal, com 10 milhхes; Angola, com 11 milhхes; Moзambique, com 17 milhхes; Cabo Verde, com 417 mil habitantes; Guinй Bissau, com 1 milhгo; Sгo Tomй e Prнncipe, com 130 mil e Timor-Leste, com 175 mil (estimativas recentes), que somam variados costumes, crenзas, raзas, tendкncias polнticas e que tкm a lusofonia como forte laзo de identidade cultural e cooperaзгo;

Considerando que este congraзamento de entidades culturais, que tem sua origem, essencialmente, no idioma portuguкs, deve constituir instrumento capaz de sensibilizar definitivamente a ONU para reconhecer o idioma portuguкs oficialmente, a exemplo da Uniгo Europйia, torna-se indispensбvel, imprescindнvel mesmo, que o Elos Clube envolva o elismo nacional e internacional para o estabelecimento de um planejamento estratйgico com a inclusгo de Academias de Letras, universidades, уrgгos nacionais representativos das profissхes: OAB, Conselho Federal de Medicina, associaзхes, e outras; o Congresso Nacional, a Assemblйia da Repъblica Portuguesa e os Ministros das Relaзхes Exteriores dos paнses de lнngua portuguesa, o que permitirб, finalmente, vencer os obstбculos e alcanзar o objetivo de ver reconhecido pela ONU o idioma Portuguкs como oficial na sua organizaзгo, ao lado do Бrabe, Chinкs, Espanhol, Francкs, Inglкs e Russo.

Colaboraзгo do CE Waldenir de Braganзa
[email protected]>

Elos de Niterуi, RJ, Brasil
Presidente CE Tomaz Correia de Miranda Lima