Petiзгo para solicitaзгo de onomatopeias japonesas no mangб Naruto. sign now

"Nуs, fгs do titulo NARUTO recйm lanзado no Brasil, viemos a partir desta mensagem solicitar que sejam mantidas as onomatopйias originais na versгo nacional do mangб. (...)"
Este tнtulo possui uma extensa base de fгs, pois embora sua versгo animada ainda nгo tenha estreado na programaзгo da televisгo aberta, jб faz grande sucesso entre fгs de animк/mangб desde 2004 e esta petiзгo tem a intenзгo de provar que й grande a quantidade de leitores que gostariam que a ediзгo brasileira de NARUTO mantivesse o mбximo possнvel sua fidelidade com o material (...)"
sua fidelidade com o material original, incluindo-se os efeitos sonoros originais.
Sгo inъmeras as justificativas para este pedido, dentre elas se destacam:
1) Grande nъmero de tнtulos, inclusive da prуpria Panini, sendo publicados seguindo essa preferкncia do leitor pelas onomatopйias originais com уtima aceitaзгo entre os leitores.
2) Grande sucesso de tнtulos como DRAGON BALL (o primeiro mangб publicado no Brasil com o sentido de leitura e onomatopйias originais); RUROUNI KENSHIN(samurai x), Saint seiya(cavaleiros do zodнaco por aqui) e ONE PIECE (todos eles lanзados originalmente pela mesma editora japonesa), dentre tantos outros.
3) Grande rejeiзгo por parte dos leitores pelas onomatopйias traduzidas que interferem na arte original do artista.
4) Proximidade do aniversбrio de um sйculo da imigraзгo japonesa no Brasil (2008), que promete destacar muito a cultura nipфnica com inъmeros eventos e grande destaque na mнdia nacional. Acreditamos que quanto mais fiel a ediзгo brasileira for ao material original, Acreditamos que quanto mais fiel a ediзгo brasileira for ao material original, mais poderб ser atrelado a este importante evento cultural e, conseqьentemente, poderб ter grande destaque, especialmente se mantiver os famosos ideogramas japoneses representando os sons.
5) Nгo sу os mangбs, como os ideogramas japoneses e a cultura nipфnica jб possuem grande aceitaзгo no Brasil, seja em souvenires diversos e atй tatuagens, entre outras manifestaзхes artнsticas. Portanto, й grande o nъmero de brasileiros jб habituados а estйtica grбfica da escrita japonesa e dos mangбs. Aliada аs pequenas legendas comumente usadas nas demais adaptaзхes da prуpria Panini, nгo hб d
Comumente usadas nas demais adaptaзхes da prуpria Panini, nгo hб dъvidas quanto a boa aceitaзгo deste mйtodo.
Com base em todas essas argumentaзхes, nуs, fгs de Naruto, solicitamos а Panini Brasil LTDA. que considere a possibilidade de, num futuro prуximo, publicar o mangб NARUTO mantendo os efeitos sonoros originais, que sгo importantes recursos grбficos dos mangбs.

Noemi BellBy:
SportIn: