PETIЗГO "APELO А VERDADE SOBRE A DESCOLONIZAЗГO" sign now

O timbre oficial era o de "RETORNADOS" mas, nos bastidores da vida, os epнtetos eram outros: "exploradores", "ladrхes", "assassinos"
A partir de 1975, fugindo da guerra, fomo-nos espalhando pelo mundo.
Sуs, escorraзados, incуgnitos ou fim de notнcia nos meios de comunicaзгo social, fomos o estandarte para a consolidaзгo de uma democracia que relegou, para plano secundбrio, a vida de milhхes de portugueses.
Dilacerou-se a alma de quem, afinal, vivera a sua vida num dado enquadramento, mesclando-se, aculturando-se, recriando uma sociedade diferente em um espaзo distinto.
Criбmos uma sociedade multirracial.
Andбmos nas mesmas escolas.
Frequentбmos os mesmos lugares de lazer.
Danзбmos a rebita ou a marrabenta em conjunto.
Os poderes instituнdos segregaram-nos, vilipendiaram-nos
E a reparaзгo moral jamais sobreveio.
Para se salvaguardarem mudaram o nome аs coisas: ao abandono ignуbil e sem sentido se chamou a exemplar descolonizaзгo.
E as vнtimas de tamanha irresponsabilidade contam-se por milhхes.
O Paнs teve o direito de colonizar. Teria o dever de descolonizar.
E nгo o fez.
E lanзou os deserdados da fortuna para o esgoto da Histуria sem honra nem glуria.
Antуnio Josй Saraiva o intelectual honesto e insuspeito que a Histуria regista - qualificou o exemplar abandono como a pбgina mais negra da Histуria de Portugal!
Volvidos 30 anos, exige-se o reconhecimento do indуmito esforзo que foi o nosso para a criaзгo de uma sociedade singular que os famigerados ventos da Histуria (a cegueira polнtica, a cobardia institucional e a cedкncia a interesses outros) fizeram precipitar no caos.

Exige-se tгo-sу
A REPOSIЗГO DA VERDADE,
a REABILITAЗГO de cada um e todos os que nados e criados ou sу criados alйm-mar ergueram sob o signo do trabalho honesto verdadeiros IMPЙRIOS,
a REPARAЗГO MORAL, afinal, a que temos jus.

Daн que formulemos a PETIЗГO que visa a veicular uma tal pretensгo.

A memуria de PORTUGAL ETERNO impхe-no, exige-o veementemente, numa revisгo de processos a que a Histуria hб-de proceder.

A recolha de 4 mil assinaturas promoverб a petiзгo colectiva, ao abrigo do disposto da Lei nє 43/90, publicado no Diбrio da Repъblica I Sйrie n.є 184 de 10 de Agosto de 1990 com as alteraзхes introduzidas pelas Leis nєs 6/93 e 15/2003, publicadas respectivamente nos Diбrios da Repъblica I Sйrie A n.є 50 de 1 de Marзo de 1993 e n.є 129 de 4 de Junho de 2003.

Mandatбrios da Petiзгo: Mбrio Вngelo Leitгo Frota, BI 643447; Maria do Cйu Anjos Simхes Hall Castelo-Branco, BI 7592408; Luiz Filipe Simхes Hall Castelo-Branco, BI 7702695; Sуnia Luнsa de Campos Cunha da Costa Branco de Sousa Mendes, BI 7481691; Rui Alberto Simхes Hall Castelo-Branco, BI 7857312; Joгo Tiago Castelo-Branco Charula de Azevedo, BI 10674996; Pedro Nuno Castelo-Branco Charula de Azevedo, BI 11135861; Ana Maria Magalhгes Carvalho, BI 1305735; Уscar Simхes de Oliveira, BI 7198259; Tiago Miguel Neves Moura Ferreira, BI 11541781; Joana Rita Castelo-Branco Charula de Azevedo, BI 11888902; Luнs Henrique da Silva Carvalho, BI 7512833; Maria Celmira Pereira Bauleth (Riquita), BI 7949660.

Sign with Facebook sign_with_twitter

Sign with Facebook sign_with_twitter