Petiзгo a favor do intervalo durante a visualizaзгo de um filme no cinema sign now

Vamos ser directos: Serб que alguйm quer pagar para ficar duas a trкs horas sentado no escuro, a ver de enfiada um filme? Jб me aconteceu vбrias vezes e lб para o final jб nem no filme pensava, pensava sim, no que aconteceu ao intervalo (com por exemplo os toques de gongo) que antes havia. Desapareceram? Ou sou eu que frequento os cinemas errados?
Mas, porquк o intervalo? Facto provado cientificamente: A concentraзгo desvanece-se passado uma hora e tal, й preciso fazer uma pausa! E nгo sу pela concentraзгo do espectador: para ir ao WC, para telefonar, para ir comer, para ir beber, para ir fumar o cigarro (e eu nem fumo!), etc. E nгo farб melhor ao filme se uma pessoa, nessa pausa , e se estiver com amigos, discuti-lo? Serб que se levar um Kit-Kat gigante e comeзar a comк-lo passado quase metade do filme passo a mensagem? Acredito que se me obrigarem a ficar sentado a ver um filme inteiro (volto a repetir a expressгo) de enfiada mereзo o meu bilhete de volta.
E se o filme estб a ser bom, o que hб de melhor senгo aquela pausa, de expectativa, para o apreciar e o que poderб estar para vir? Jб nos basta a vida sempre a duzentos а hora. Ao menos no cinema, deixem-nos respirar fundo, como um guerreiro que se pode abstrair da batalha enquanto ela continua, como uma mгe que, apesar de estar a ralhar com os filhos, se pudesse observar e aperceber-se outra vez de quanto os ama, como alguйm que dб valor а vida enquanto a vive. Deixem-nos desfrutar o prazer que o filme nos dб (nem todos), naqueles calmos ou nem tanto, 5 minutos ou mais. Й na expectativa e na sua prolongaзгo que a essкncia do prazer mais se demonstra.
Por isso peзo, caros mercadores de salas escuras, metam o raio do intervalo nos Senhores dos Anйis, no Gladiador e em todos os filmes. Jб basta sу termos praticamente acesso a filmes americanos, tanto nos cinemas como nos Videoclubes, ao menos esses nгo os estraguem, na fъria de rentabilizar uma sala.
Queremos o nosso intervalo.

Saundra GlennBy:
School and EducationIn:
Responsбveis pelas salas de cinema portuguesas