Petiзгo a favor da manutenзгo da colecзгo de arte do Comendador Joe Berardo em Portugal sign now

Й com preocupaзгo que temos assistido nos ъltimos anos а polйmica discussгo acerca do acolhimento da colecзгo de obras de Arte do Comendador Joe Berardo, nomeadamente no que se refere а procura de um espaзo condigno em Portugal para depуsito e exibiзгo das obras que a integram. Neste sentido foram veiculadas pela comunicaзгo social vбrias hipуteses de localizaзгo desse espaзo, do Pavilhгo de Portugal no Parque das Naзхes, а Gare ferroviбria do Rossio, passando pelo CCB e o actual museu de Arte Popular em Belйm, tudo hipуteses consideradas por nуs vбlidas, pois asseguram a manutenзгo da colecзгo em Portugal.
Й com especial preocupaзгo que nos deparamos com as notнcias de que a colecзгo se poderб fixar noutro paнs, nomeadamente em Franзa e mais do que uma hipуtese, parece-nos um perigo bastante real, tendo em conta o especial interesse do Governo Francкs. Simultaneamente o desconhecimento que temos das iniciativas encetadas pelo Governo Portuguкs para resolver esta questгo motiva a nossa vontade de intervenзгo.
Enquanto cidadгos interessados em participar e contribuir para o desenvolvimento sуcio/cultural e econуmico do paнs, consideramos de inegбvel valor artнstico e cultural esta colecзгo, na medida em que comporta um nъmero significativo de obras de arte contemporвnea, a ombrear com as melhores colecзхes internacionais, pela representatividade de movimentos e artistas. Consideramos que o paнs e a cidade que acolher esta colecзгo irб seguramente granjear prestнgio que poderб ser capitalizado numa perspectiva multidimensional. Й inegбvel que a localizaзгo desta colecзгo em Lisboa (Porto, Coimbra, Faro, Beja ou qualquer outra cidade do paнs, assim existam autarcas com visгo) irб contribuir para o cosmopolitismo da cidade, na medida em que servirб para atrair um turismo diversificado e, consequentemente, fonte de receitas importante para o desenvolvimento econуmico dessa cidade em particular, e do paнs em geral. Por fim, e nгo menos importante, esta colecзгo poderб contribuir para uma efectiva formaзгo de pъblicos, para a investigaзгo cientнfica na бrea das artes e para a criaзгo de empregos qualificados.
Nгo colocando em causa as prioridades do poder polнtico, no que se refere ao investimento pъblico, entendemos que a maior riqueza de um paнs sгo os seus cidadгos devidamente qualificados numa perspectiva aberta а diversidade e conducente a um exercнcio pleno de cidadania.
Pelo exposto e pelo nosso desejo de colaborar activamente para o desenvolvimento do paнs, apelamos ao Exmo. Senhor Presidente da Repъblica Dr. Jorge Sampaio, ao Exmo. Sr. Primeiro-ministro Eng. Josй Sуcrates, а Exma. Sra. Ministra da Cultura Dra. Isabel Pires de Lima e a todas as entidades com poder de influкncia sobre esta matйria, que tomem medidas claras e objectivas (do domнnio pъblico) que permitam a manutenзгo da colecзгo no paнs.

browse all the signatures

Ingrid McmahonBy: