Peticao Contra a Extincao do Ballet Gulbenkian sign now

Como pъblico da danзa e como portugueses, os abaixo-assinados vкm por este meio manifestar o seu total repъdio pela abrupta extinзгo do Ballet Gulbenkian que se sente, na realidade, como um assassнnio. Й pouco, designar por extinзгo a morte repentina de um agrupamento em pleno vigor, com quarenta anos de histуria incomparбvel e seis estreias absolutas previstas para a temporada assim abortada. O nнvel do Ballet Gulbenkian, sem dъvida uma das melhores companhias de danзa moderna da Europa, senгo do mundo, nunca teve paralelo no nosso paнs, e os seus bailarinos e projectos continuavam a crescer e a evoluir. A cada ano de quatro dйcadas formou pъblicos e profissionais da danзa, marcou percursos, renovou visхes, elevou a vivкncia artнstica de um pъblico limitado em opзхes e artisticamente subnutrido. Serб que, numa conjuntura como a que vivemos hoje, podemos dar-nos ao luxo de perder tamanha jуia? Com uma vida artнstica instбvel e irregular, serб justo roubar ao pъblico nacional uma companhia de superaзгo, de sublimaзгo, da melhor arte que nos й dada a apreciar neste paнs culturalmente catatуnico hб demasiadas dйcadas? Serб justo para com a memуria de Calouste Gulbenkian desbaratar assim tгo valioso labor de quarenta anos? Serб civilizaзгo, cosmopolitanismo, modernidade, destruir o grande agrupamento de danзa moderna de um paнs, sobretudo de um paнs como o nosso, tгo faminto de referкncias e de uma vida cultural activa e regular?

Nгo й justo, excelentнssimos senhores. Й, na nossa opiniгo, um crime cultural contra o paнs. Temos noзгo de que o BG nгo й uma instituiзгo pъblica. Sabemos que a Fundaзгo Calouste Gulbenkian й soberana nesta decisгo. Mas quarenta anos de vida e que vida tornaram o BG patrimуnio nacional. E o patrimуnio nacional, manda a lei, a йtica e o bom senso, deve ser defendido. Esta extinзгo nгo faz justiзa ao Ballet Gulbenkian nem ao seu pъblico. Nгo faz justiзa a Portugal. Nem faz justiзa а Fundaзгo Calouste Gulbenkian, grande farol de um paнs culturalmente tacteante. Pedimos, por isso, que reconsiderem a vossa decisгo. Sob pena de ficarem para a histуria da FCG e de Portugal como os carrascos de um membro insubstituнvel do panorama artнstico nacional.

Rosanna ReidBy:
Politics and GovernmentIn: