Pelo Tratado do Porto! sign now

Cidade que ensina ao homem os seus deveres cнvicos e que lhe tributa direitos que nгo despreza de forma alguma, cidade extraordinбria de consciкncia polнtica no que de mais nobre tem essa palavra em ligaзгo com o valor humano da pessoa integrada nas defesas da comuna. Cidade que й invicta e magna e que, ao mesmo tempo, nгo й sede de Governo central, й sem dъvida a riqueza de um mundo diferente que abre aos seus cidadгos. Em vez de uma consciкncia de politiquice, cria-se uma consciкncia de homem, cнvica, livre, indуcil а bajulice, а intriga, cidade de granito (...) (Ruben A.)

Verdadeira repъblica urbana, como as suas congйneres da Flandres e da Itбlia, [e contudo] distinguia-se destas pelo profundo sentimento de comunhгo com que compartilhava as aspiraзхes e os riscos da pбtria maior (...) Eis o Porto marinheiro, agreste e antifidalgo, cioso, atй аs ъltimas violкncias, das suas liberdades individuais e citadinas, mas zelozo dos interesses (Jaime Cortesгo).

Apesar dos seus pergaminhos histуricos e da sua alma que teima em pulsar, o Porto tem vivido muito esquecido pelos poderes (mesmo por vezes os seus), marginalizado pelas globalizaзхes, vendo-se atй despovoado de alguns dos seus melhores.
Mas se Lisboa foi cabeзa do Impйrio, o Porto continua a ser o seu coraзгo.
Um grupo de cidadгos do Porto, de vбrios quadrantes polнticos e ramos de actividade, nгo por bairrismo ou paroquialismo, que reputam retrуgrados e irracionais, mas porque acreditam num Portugal harmуnico e descentralizado, fiйis а ideia de uma Europa unida, que pretendem aprofundar, em Liberdade, Igualdade e Justiзa, apelam para que a conclusгo do novo tratado europeu, a coroar a presidкncia portuguesa da Uniгo Europeia, venha a ter lugar no Porto, com uma cerimуnia na Casa do Infante ou junto а sua estбtua, simbolizando assim, alйm do mais, a especial projecзгo universalista (desde logo brasileira e africana) que a Uniгo alcanзarб durante esta presidкncia. E assim resultarб o nome para o Tratado novo: Tratado do Porto.

Grace BartonBy:
WorkIn: