Pelo Tombamento Estadual do Cine Icaraí - Niterói sign now

"Reintegrar o Cinema Icaraí ao patrimônio da Cidade de Niterói é medida de urgência que agora ultrapassa o âmbito municipal, justificado, além do mais, pelo fato de ter sido aquela cidade capital do antigo Estado do Rio de Janeiro. Arquiteto Fernando Alencar Presidente do IAB/RJ"

Em outubro de 2006, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) - Núcleo Leste Metropolitano enviou ao Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) ofício pedindo o Tombamento Estadual do Cinema Icaraí. Após apreciação pelo Conselho Estadual de Tombamento (CET), o pedido foi aprovado em todas as esferas competentes e neste momento aguarda aprovação do Sr. Governador.

A voz popular se faz novamente importante para provar que o Cine Icaraí é um patrimônio cultural importante para a cidade e seus moradores e que deve prevalecer frente à especulação imobiliária.

Breve histórico :

O Cine Icaraí foi tombado em 2001, após longos anos de estudos que começaram em 1997, tendo mantido suas atividades até fevereiro de 2006.

Como o tombamento não impede que obras de modernização sejam feitas, o projeto transformando o cinema em multiplex de 4 salas apresentado pelo Grupo Severiano Ribeiro e aprovado pelos orgãos competentes se encontrava em fase de estudo de viabilidade. Importante lembrar que imóveis tombados pelo município dispõem de incentivos fiscais.

Com o surgimento do projeto de lei 055/2006 as negociações entre o Grupo Severiano Ribeiro e prefeitura foram paralizadas. A então aprovada lei 2381/2006, de 22.08.2006 "destomba" o prédio, uma vez que preserva somente a fachada frontal e permite a construção de um prédio no lugar do cinema.

Apenas com o Tombamento Estadual, haverá chances de preservar o Cinema Icaraí, para depois então lutarmos pela sua reinserção na vida cultural de Niterói.

Divulgue para seus parentes e amigos. Vamos mostrar o quanto desejamos a volta do nosso Cinema.

Faça parte dessa luta porque o nosso Cine Icaraí continua sob risco !!!!

Grupo Niterói Cidadania

Madge MaldonadoBy:
TelecommunicationsIn:
Amigos e moradores da cidade de Niterói