Pelo retorno da Agere a Empresa Municipal com 100\% capital público sign now

Pelo retorno da Agere a Empresa Municipal com 100\% capital público

No início de 2005, a Câmara Municipal de Braga alienou 49\% das acções da Agere, empresa pública municipal, a um consórcio privado que passou assim a ocupar uma posição estratégica e de domínio de facto na Empresa.
Consequência inequívoca desta privatização, os serviços prestados pela Agere passaram então a ser norteados pela lógica da maximização da rentabilidade do capital privado, isto é, tendo em vista o lucro.
A adopção deste princípio acarretou inevitavelmente um aumento de encargos para as populações: de forma directa enquanto consumidores, com o pagamento de facturas mais elevadas, consequência dos aumentos das tarifas da água,da recolha do lixo e do saneamento; e também enquanto contribuintes, através do aumento progressivo da transferência da Câmara de Braga, a título de indemnização compensatória, que em 2008 atingiu cerca de 3,5 milhões , mais 2 milhões que em 2004, último ano como empresa pública.

A entrega de serviços públicos à gestão e exploração de grupos privados em posição maioritária ou estratégica lesa inevitavelmente o interesse público e piora as relações laborais dos seus trabalhadores.
Serviços como o abastecimento de Água, um bem público, a recolha e tratamento de resíduos, a limpeza e higiene dos espaços públicos, não são um negócio. Devem por isso ser assegurados por entidades públicas e postos nas melhores condições de qualidade, acessibilidade e preços, ao serviço das populações e das localidades.
É dever de todas as candidaturas às próximas eleições para os Órgãos Municipais de Braga clarificar a sua posição quanto a esta questão.

Os signatários exigem que a Câmara Municipal de Braga dê início, nos termos e prazos estabelecidos no Acordo Parassocial, às diligências necessárias para a revisão do modelo de gestão por forma a preparar as condições para o retorno da Agere - Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga, EM ao estatuto de Empresa Municipal com 100\% de capital público.

Sign The Petition

Sign with Facebook
OR

If you already have an account please sign in, otherwise register an account for free then sign the petition filling the fields below.
Email and the password will be your account data, you will be able to sign other petitions after logging in.

Privacy in the search engines? You can use a nickname:

Attention, the email address you supply must be valid in order to validate the signature, otherwise it will be deleted.

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Shoutbox

Who signed this petition saw these petitions too:

Sign The Petition

Sign with Facebook
OR

If you already have an account please sign in

Comment

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Goal reached !
200 / 100

Latest Signatures

browse all the signatures

Information

Rena RichardBy:
Politics and GovernmentIn:
Petition target:
Câmara Municipal de Braga

Tags

No tags

Share

Invite friends from your address book

Embed Codes

direct link

link for html

link for forum without title

link for forum with title

Widgets