Pelo respeito às decisões da Conferência de Aparecida sign now

Nós, membros da parcela do Povo de Deus que está na América Latina e no Caribe, manifestamos nosso mais veemente repúdio e total desacordo com a grave e abusiva manipulação do Documento de Aparecida - DA, democraticamente votado e aprovado na V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, reunida em Aparecida, Brasil, de 13 a 31 de maio de 2007.

O texto original sofreu mais de 200 alterações entre cortes e acréscimos! Foi modificado, praticamente por inteiro, nos parágrafos relativos às CEBs - Comunidades Eclesiais de Base (Texto original: §§ 193-196; cf. texto oficial modificado: §§ 178-180).

Compreendemos que as CEBs, por sua natureza eminentemente evangélica, profética e libertadora, continuem sendo o calcanhar de Aquiles no caminho de pessoas e estruturas escravas tanto do atual sistema neoliberal capitalista, quanto do conservadorismo saudosista que defende a volta à grande disciplina dos tempos idos da cristandade, definitivamente enterrada com o II Concílio Ecumênico do Vaticano.

Com os Delegados e Delegadas à V Conferência de Aparecida, e com todas as pessoas de boa vontade, estamos convencidos de que na experiência eclesial da América Latina e Caribe, as Comunidades Eclesiais de Base foram, com freqüência, verdadeiras escolas que formam discípulos e missionários do Senhor, como testemunha a entrega generosa, até derramar o próprio sangue, de tantos de seus membros. Elas arrancam da experiência das primeiras comunidades, como estão descritas em Atos dos Apóstolos (cf. At 2,42-47)... Enraizadas no coração do mundo, são espaços privilegiados para a vivência comunitária da fé, mananciais de fraternidade e solidariedade, alternativa à sociedade atual, fundada no egoísmo e na competição impiedosa (DA, 193). Por isso, queremos decididamente reafirmar e dar novo impulso à vida e missão profética e santificadora das CEBs, no seguimento missionário de Jesus. Elas foram uma das grandes manifestações do Espírito na Igreja da América Latina e do Caribe depois do Vaticano II (DA, 194).

Com base nesta convicção, não podemos nos calar e, menos ainda, aceitar passivamente, que uma pessoa ou um grupo minoritário, violente, desacate e modifique, segundo critérios pessoais e espúrios, a decisão soberana de toda uma Assembléia. Assim sendo, reivindicamos que o texto original votado e aprovado em Aparecida seja integralmente retomado e reintroduzido como única possibilidade para o pronto restabelecimento da credibilidade de um evento que, longe de ter como objetivo a satisfação de interesses pessoais, esteve revestido de caráter notadamente eclesial.

Nosotros y nosotras, miembros de la porción del Pueblo de Dios que está en América Latina y El Caribe, manifestamos nuestro más vehemente repudio y total desacuerdo con la grave y abusiva manipulación del Documento de Aparecida DA, democráticamente votado y aprobado por la V Conferencia General del Episcopado Latinoamericano y Caribeño, reunida en Aparecida, Brasil, del 13 al 31 de mayo de 2007.

¡El texto original tuvo más de 200 alteraciones entre los cortes y acrecimos! Fue modificado casi enteramente en los párrafos que se refieren a las CEBs Comunidades Eclesiales de Base ((Texto original: §§ 193-196; cfr. texto oficial modificado: §§ 178-180).

Comprendemos que las CEBs, por su naturaleza eminentemente evangélica, profética y libertadora, sigan siendo el tendón de Aquiles en el camino de personas y estructuras esclavas sea del actual sistema neoliberal capitalista, sea del conservadorismo nostálgico que defiende la vuelta a la gran disciplina de los pasados tiempos de la cristiandad, definitivamente sepultada con el II Concilio Ecuménico del Vaticano.

Con los Delegados y Delegadas a la V Conferencia de Aparecida, y con todas las personas de buena voluntad, estamos convencidos que en la experiencia eclesial de América Latina y El Caribe, las Comunidades Eclesiales de Base con frecuencia han sido verdaderas escuelas que forman discípulos y misioneros del Señor, como testimonia la entrega generosa, hasta derramar su sangre, de tantos miembros suyos. Ellas recogen la experiencia de las primeras comunidades, como están descritas en los Hechos de los Apóstoles (Hch 2,42-47) Arraigadas en el corazón del mundo, son espacios privilegiados para la vivencia comunitaria de la fe, manantiales de fraternidad y de solidaridad, alternativa a la sociedad actual fundada en el egoísmo y en la competencia despiadada (DA, 193). Por eso, queremos decididamente reafirmar y dar nuevo impulso a la vida y misión profética y santificadora de las CEBs, en el seguimiento misionero de Jesús. Ellas han sido una de las grandes manifestaciones del Espíritu en la Iglesia de América Latina y El Caribe después del Vaticano II (DA, 194).

Con base en esta convicción, no podemos callarnos y, menos aún, aceptar pasivamente que una persona o un pequeño grupo, violente, desacate y modifique, según criterios personales y espurios, la decisión soberana de toda una Asamblea. Así es que reivindicamos que el texto original votado y aprobado en Aparecida sea integralmente retomado y reintroducido como única posibilidad para el listo restablecimiento de la credibilidad de un evento que, lejos de tener el objetivo de satisfacer intereses personales, estuvo revestido de su carácter notadamente eclesial.

Goal reached !

browse all the signatures