Pelo regresso das Emissхes Regionais da RTP sign now

Os signatбrios deste documento pretendem, atravйs de um movimento cнvico e institucional, levar a Rбdio e Televisгo de Portugal (RTP) a retomar as emissхes regionais do programa REGIХES que suspendeu em Dezembro de 2002. As populaзхes do Minho, Trбs-os-Montes, Beiras, Alentejo e Algarve estгo, hб quase trкs anos, privadas de um telejornal regional que й obrigaзгo da estaзгo de televisгo do Estado a RTP.

Em entrevista а publicaзгo Grande Plano nє 62 de Agosto de 2002, Almerindo Marques, presidente do Conselho de Administraзгo da RTP, aparece em manchete dizendo que quer Uma televisгo para todos os Portugueses. Ao que parece esqueceu-se depressa dessa bandeira que hasteou! Em Dezembro desse ano, a RTP despediu dezenas de trabalhadores dos Centros de Emissгo Regional (CER) e suspendeu o programa... Cabe perguntar: entгo e os Portugueses do interior, do tal Portugal profundo, sгo de segunda?

Ao interromper as emissхes, a Administraзгo e a Direcзгo de Informaзгo da tal televisгo de todos os Portugueses, negaram aos milhхes de pessoas que vivem longe dos grandes centros habitacionais o direito a terem uma visibilidade televisiva digna desse nome. Mais, calaram a voz de centenas de instituiзхes e associaзхes que, por forзa do tempo de antena que o Regiхes lhes concedia, iam criando dinвmicas de desenvolvimento dentro das suas prуprias regiхes. Mas mais grave que isso: ao transformarem os CER em delegaзхes controladas por Lisboa e Porto, privaram os cidadгos geograficamente mais desfavorecidos dos mensageiros das suas necessidades e problemas! Como disse Josй Manuel Barata-Feyo, em entrevista а mesma ediзгo da Grande Plano, ...o jornalista deve ser um advogado do cidadгo (...) e tem responsabilidades acrescidas no plano da formaзгo da Opiniгo Pъblica A Administraзгo de Almerindo Marques, pelos vistos, sу concordou com isso para os grandes centros urbanos!

Em 2003, a RTP falou em custos demasiados altos para manter o Regiхes... Й preciso desmistificar tal argumento. Os CER podiam ter sido racionalizados financeiramente com inserзгo de publicidade local e regional, utilizaзгo de viaturas menos dispendiosas, controle efectivo das chamadas de telemуveis, etc.. A verdade й que nгo houve vontade polнtica! Ou antes, houve! Mas de acabar com um programa, por razхes polнticas!

As emissхes regionais sгo direito de todos os portugueses e um dever da RTP e do Serviзo Pъblico de Televisгo!

Pedimos, assim, ao Governo, nomeadamente ao Ministro dos Assuntos Parlamentares, que tutela a Comunicaзгo Social, que envide esforзos e tome medidas para que a RTP retome as emissхes regionais. Й uma questгo de justiзa, de cidadania e, acima de tudo, de democracia!

Russell NewtonBy:
Technology and the InternetIn:
Governo Portuguкs