PELO DIREITO À MEMÓRIA E PELO DEVER DE PRESERVAR UM MUSEU UNIVERSAL DE COIMBRA sign now

A Sua Excelência

Presidente da Assembleia da Republica

O governo, com a cumplicidade do Reitor da Universidade de Coimbra, prepara-se para desmantelar o acervo do ex-Museu Nacional da Ciência e da Técnica Doutor Mário Silva. Este museu fundado em 1971, na Rua dos Coutinhos, em Coimbra, foi oficializado por decreto-lei nº347 de 12 de Maio de 1976, do Ministro Almeida Santos, pelo reconhecimento daquele grande físico e professor universitário.

Há cerca de dois anos com morte anunciada e com 7 funcionários "emprateleirados", tudo indica que o seu acervo, constituído por milhares de peças, algumas únicas no mundo, vão ser distribuídas ad hoc pelos vários museus nacionais. Quanto ao restante espólio de menor valia desconhece-se o seu trágico futuro, mas calcula-se. Quanto ao Palácio Saccadura Botte, adquirido durante a regência de Paulo Renato Trincão -1999-2002-, presume-se que o seu futuro será uma residência universitária.

Nestes termos, solicitamos muito respeitosamente os bons ofícios e a intervenção de V. Exa. no sentido de contribuir para que a actual situação seja objecto de um debate político claro e inequívoco que viabilize a resolução dos constrangimentos acima referidos, os quais afrontam o direito à cultura.

Goal reached !

browse all the signatures