Pela restituição da militância do Bernardo Villa Lobos sign now

Nós, abaixo assinados, vimos por este meio subscrever o pedido da restituição da militância plena ao companheiro Bernardo Maria de Villa-Lobos Freire Caldeira, militante nº 119846, no Partido Social Democrata e na Juventude Social Democrata, respeitando a antiguidade adquirida pelo mesmo.
Desde a sua criação, a JSD, como refere o art. 1º dos seus Estatutos, pauta-se pela ()promoção e a defesa da democracia política, económica, social e cultural inspirada nos valores do Estado de Direito democrático e nos princípios e na experiência da social democracia, conducentes à libertação integral do Homem, através da transformação reformista da sociedade portuguesa, sempre na defesa de Portugal, de um ideal de afirmação internacional da Nação Portuguesa e da promoção da qualidade de vida das suas populações. Por este facto, a JSD é hoje uma referência e uma alternativa para a juventude em Portugal. A autonomia, a irreverência e a defesa dos interesses dos jovens em Portugal são pilares basilares da actuação da JSD junto da sociedade civil.
A JSD é feita por jovens que, ao longo da sua história, deram corpo, alma e dedicação em prol dos valores e princípios da social-democracia. A integração de jovens que defendem os princípios da JSD, constitui a unificação da Juventude Social Democrata como referência no espectro político português.
Os subscritores desta petição reconhecem ao companheiro Bernardo Maria de Villa-Lobos as premissas anteriormente mencionadas, pelos seguintes factos:
1. Desde cedo, aos 12 anos, acompanhou, numa fase inicial, com curiosidade e fascínio as caravanas de campanha do PSD autárquicas de 1997;
2. Após este contacto, o fascínio levou-o, como os Estatutos prevêem, a filiar-se, aos 14 anos, na JSD (secção de Oeiras), onde desde logo procurou aprofundar os conhecimentos que regiam a JSD.
3. Em 2001 participou activamente na vitória histórica das autárquicas, que fez cair o Primeiro-ministro António Guterres, sendo que, no seu concelho, Oeiras, o PSD alcançou a maioria absoluta e ganhou, pela primeira vez, todas as Juntas de Freguesia;
4. Entre 1997 e 2005 desempenhou vários cargos na Comissão Política da Secção de Oeiras da JSD, passando por vogal, secretário-geral e vice-presidente e participou em todas as campanhas eleitorais do PSD;
5. Para além da vida partidária, o companheiro Bernardo Maria de Villa-Lobos tem desempenhado trabalho em prol do associativismo juvenil, nomeadamente em associações de estudantes do secundário, na Associação Académica da Universidade Atlântica (onde desempenha funções de Vice-Presidente) e na Associação Juvenil Oeiras 100\%, da qual faz parte há vários anos e que actualmente preside, sendo por isto reconhecido pela juventude do Concelho de Oeiras;
6. Tem desempenhado também funções no âmbito da acção social nomeadamente no ATL da Galiza, no Bairro do Fim do Mundo (S. João do Estoril), colaborado com a Associação Condessa de Cuba e participado em entregas de cabazes de Natal, visita a lares e recolhas alimentares do Banco Alimentar Contra a Fome, tendo também desempenhado missão humanitária no Brasil;
Por princípios, em 2005, o companheiro Bernardo Maria de Villa-Lobos integrou uma lista independente candidata à Assembleia de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra, em lugar não elegível, tendo-lhe, consequentemente, sido restringidos direitos enquanto militante do Partido Social Democrata e da Juventude Social Democrata. Assim sendo, apesar de integrar o PSD e a JSD, perdeu a sua capacidade eleitoral, tanto activa como passiva. De sublinhar que o companheiro Bernardo Maria de Villa-Lobos nunca foi ouvido pelo Conselho de Jurisdição do Partido e nunca foi notificado de aplicação de acção disciplinar.
Apesar desta restrição, o companheiro Bernardo Maria de Villa-Lobos nunca se demitiu das responsabilidades da participação partidária pelo PSD e JSD, facto que o distingue dos restantes militantes do Concelho de Oeiras que sofreram penalizações equivalentes à mesma data. O seu trabalho foi recentemente reconhecido pela Comissão Política Nacional do PSD através da sua integração nas listas do PSD, encabeçadas pela companheira Isabel Meirelles, em que foi candidato à Assembleia Municipal de Oeiras, ocupando o sétimo lugar da lista. Nesta candidatura autárquica desempenhou também funções de director operacional de campanha.
Desde 2005 até ao dia de hoje, apesar de não ser militante de pleno direito, tem participado nas actividades internas do PSD e da JSD, destacando-se o facto de os militantes de Oeiras o terem reconhecido, informalmente, como Presidente de Secção durante um período de dois anos e do companheiro Pedro Santana Lopes o ter convidado para ser seu mandatário para a juventude no Distrito de Lisboa nas últimas eleições directas do PSD.
Este trabalho é inteiramente reconhecido pelo Presidente da Comissão Política da JSD da Secção de Oeiras e dos seus restantes membros, os quais contaram sempre com o seu trabalho e dedicação.
Pelo acima exposto, consideramos de inteira justiça e máxima urgência a restituição da militância plena ao companheiro Bernardo Maria de Villa-Lobos Freire Caldeira, militante nº 119846, respeitando a antiguidade adquirida pelo mesmo.

Jill WelchBy:
Business and CompaniesIn: