Pela Recuperaзгo do Palбcio Nacional da Ajuda sign now

Exmє Senhor Director Geral do Patrimуnio do Estado
Dr. Francisco Ramalho

Уrgгos de Comunicaзгo Social

Tomбmos a liberdade de escrever esta carta em nome dos empresбrios e algumas instituiзхes de utilidade Pъblica da Ajuda, em nome dos residentes da zona, e ainda pelos turistas que por aqui passam. O grande evento que se vai realizar em Portugal (Euro 2004), que de certa maneira vai promover o nosso paнs no exterior, serve de mote para um pedido da populaзгo que й sentido hб jб longos anos, para nгo dizer desde sempre.
O que pedimos й um certo embelezamento do Palбcio Nacional da Ajuda e da zona envolvente, tornando-a mais aprazнvel e a divulgaзгo real do mesmo.
O Palбcio й um monumento classificado e um marco Histуrico da nossa cultura.
Dentro do Palбcio, para alйm dos organismos oficiais, existe um Museu e uma Biblioteca que sгo quase desconhecidos da maioria da populaзгo lisboeta, presumindo-se que tal facto й, em certa medida, fruto da nгo divulgaзгo do mesmo.
A verdade й que um estado de direito tem o dever e a obrigaзгo de defender as suas heranзas culturais, sem que para isso tenha que as fechar a 7 chaves, enclausurando toda essa beleza que acaba por ser sу conhecida de raras pessoas. No entanto, compreende-se que haja dificuldade em divulgar um Monumento, que apesar de muito belo se encontra inacabado e num estado de abandono visнvel a qualquer um.
A ideia que a populaзгo local tem й que o Palбcio sу serve para receber chefes de estado de outros paнses e fazer festas e cerimуnias protocolares, onde os envolvidos chegam de carro e onde depois partem sem se aperceberem bem do local onde estiveram, ficando a conhecer somente os seus interiores apresentбveis.
Quanto ao Museu, que й pouco visitado, alberga um espуlio que deveria ser divulgado e promovido por quem de direito, nгo sу internamente, mas tambйm, internacionalmente uma vez que com isso se promoveria igualmente a imagem de Portugal .
Tendo em linha de conta que o nosso sucesso a nнvel europeu passa indubitavelmente pelo Turismo, deverнamos fazer da Cultura e do Turismo uma bandeira, nгo fossemos nуs uma das mais antigas civilizaзхes da Europa.
Agora, nгo se pode promover Portugal no exterior, sectorizando-o, ou seja, divulgar sу as partes do todo, que sгo objecto de uma qualquer campanha publicitбria, como a Expo98 ou o Euro 2004, sem que se tenha em atenзгo as zonas prioritariamente procuradas por quem nos irб visitar, o que terб efeitos mais negativos que positivos, na nossa imagem como Paнs.
Como й do conhecimento geral, o Palбcio e toda a бrea envolvente, conheceram jб muitos e variados projectos de acabamento e recuperaзгo que foram sendo arquivados sucessivamente, sem que qualquer melhoramento tenha sido visнvel. Aliбs, o Palбcio, continua muito mal tratado, com uma envolvкncia indigna de qualquer paнs do chamado terceiro mundo.
A ideia й deixar aqui um ALERTA para uma sйrie de pontos que feitos um por um, por uma sйrie de entidades oficiais diferentes, consigam fazer algo para melhorar uma situaзгo que em muitos aspectos se nos afiguram fбceis de tratar e resolver, enquanto se avanзa para uma melhoria de fundo, que passarб pela recuperaзгo do prуprio Palбcio.
Entгo, esperando que o arranjo total seja uma realidade ainda no nosso tempo, salientamos os aspectos que apesar de simples resolveriam parte do problema, anexando inclusive algumas fotografias:

1. Arranjo da parte traseira do Palбcio Nacional da Ajuda;
2. Regulamentaзгo do Largo da Torre, normalmente utilizado como parque de estacionamento desordenado;
3. Reactivar o relуgio da Torre da Ajuda, por meio de um mecanismo elйctrico;
4. Arranjo dos Muros Histуricos degradados;
5. Colocar numa zona recatada sanitбrios amovнveis pagos, para os Turistas;
6. Mais iluminaзгo nocturna;
7. Possнvel Rotunda;
8. Colocaзгo de bancos de pedra e outras infraestruturas, possibilitando uma Zona de Lazer para reformados, crianзas, turistas e cidadгos em geral;
9. Reactivar o quiosque existente, dando nova vida а zona;
10. Embelezar os jardins mal germinados, com permanente falta de arranjo;
11. Recuperaзгo do chafariz inactivo ou arranjo do local;
12. Acabar com a circulaзгo de pessoas pelo meio da relva;
13. Re-arranjo da Alameda dos Pinheiros, lateral ao Palбcio, abandonada depois de tirarem de lб as barracas;
14. Proibiзгo de picnics e partidas de futebol bem como acampamentos no jardim envolvente do palбcio;
15. Incentivos ao comйrcio tradicional local;
16. Divulgaзгo do Palбcio e do Museu;
17. Mais policiamento fora das alturas de realizaзгo de eventos protocolares;
18. Reordenaзгo do trвnsito:
i. Falta sinal de stop (saнda do Pбtio do Seabra);
ii. Falta sinal de aproximaзгo de estrada com prioridade (para quem sobe a Travessa da Ajuda);
iii. Inadequaзгo de sinal de estrada sem saнda (Largo da Torre);
iv. Falta sinal de aproximaзгo de rotunda, junto da estбtua do
rei D.Carlos ( й ou nгo й uma rotunda ??)
19. Em todas as iniciativas para arranjo e qualificaзгo dos espaзos envolventes ao Palбcio Nacional da Ajuda dever-se-а ter em conta as condiзхes de acessibilidade para pessoas com condicionamento de mobilidade. A Liga Portuguesa de Deficientes Motores Centro de Recursos Sociais da Ajuda (Instituiзгo de Utilidade Pъblica) estб disponнvel para celebrar essa iniciativa;
20. A nivel de toda a freguesia da Ajuda nгo existe um recinto poli-desportivo coberto para a pratica do desporto, integrando assim a juventude de bairros com algumas carкncias na sociedade.

Esperando o bom acolhimento das nossas propostas, aqui deixamos os nossos respeitosos cumprimentos e um abaixo assinado pela Recuperaзгo do Patrimуnio e Espaзo Pъblico do Palбcio da Ajuda e da Zona Envolvente.

Lisboa (Ajuda), Marзo de 2004

Goal reached !