Pela preservação da Cidade de Cunha sign now

Amigos de Cunha

Como presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico , Artístico e Cultural de Cunha COMPHACC, dirijo-me a todos para informar que está em curso uma iniciativa , que propõe alterar os limites do perímetro de proteção aos bens tombados no centro histórico da cidade , estabelecido na legislação municipal e estadual. Pretendem também alterar a legislação e as restrições que hoje regulamentam a altura das edificações novas no centro , nas imediações das igrejas e demais prédios tombados.

Um grupo de vereadores sob pressão de pessoas , proprietárias de terrenos na área central e interessadas em maximizar os lucros de seus empreendimentos imobiliários , está à frente da nefasta pretensão . Esquecem que seu papel é defender o interesse coletivo e não o interesse privado e patrocinam uma causa que pode trazer conseqüências irreversíveis para a cidade .

Estamos mobilizando todas as pessoas de bem , grupos organizados e instituições da cidade para manifestar nosso repúdio à iniciativa e nossa disposição de garantir a defesa do nosso ameaçado patrimônio e a qualidade ambiental e arquitetônica de nossa cidade .

Entendemos que o projeto de lei é ilegal - e iremos combatê-lo, se preciso , na esfera jurídica mas achamos que a pressão popular pode barrar a iniciativa ainda na Câmara . Se porventura apesar de nossos esforços a lei for aprovada , compete-nos pressionar também o prefeito para que exerça seu poder de veto .

Assim gostaria de pedir a todos que acompanhem o desenrolar dos fatos no futuro próximo , compareçam à Câmara para pressionar os vereadores e dirijam, em nome do grupo , uma carta aberta ao prefeito , com cópia para a Câmara e para o COMPHACC, manifestando preocupação e pedindo que ele vete a lei caso seja aprovada . Conversem com outras pessoas para alertá-las do risco que corremos e angariar apoio a nossa causa , manifestem-se publicamente, tomem partido .

Ricardo Bandeira de Mello Laterza

Gerente de Projeto / Project Manager